Educação

Projeto traz curso de Francês e cultura para universitários em Marília

Estudantes da UNpes e Unimar com a coordenador do Nipex; Walkíria Ferrer
Estudantes da UNpes e Unimar com a coordenador do Nipex; Walkíria Ferrer

Universitários de Marília vão ganhar chance de colocar idioma francês com aulas gratuitas no currículo, além de acompanhar sessões de cinema francês com debates e ter acesso a mais informações sobre a cultura francesa e sua influência em diferentes países.

Estas são algumas das atividades anunciadas para uma nota etapa do projeto “Embaixadores Universitários da França”, uma iniciativa que envolve a Unesp, Unimar e Fajopa em Marília.

O projeto iniciado no ano passado prevê crescimento a partir de 2017 e oferece programa de atividades para atrair mais jovens. Além das diferentes ações culturais, promove envolvimento com informações e órgãos oficiais que podem representar no futuro um atalho para intercâmbio, estudos e contatos na França.

O programa é reconhecido pelo consulado da França em São Paulo. Reproduz em Marília iniciativa que já deu certo em Minas Gerais.


A divulgação da francofonia, comunidade de povos que usam idioma francês, deve integrar nos próximos dias a Semana Africana da Unesp, que terá sua segunda edição a partir do dia 15 de maio.

O estudante Juan Ricardo dos Santos Orellana, que cursa o quarto ano de Relações Internacionais na Unesp de Marília, destaca o envolvimento das diversas universidades como um dos destaques.

“Em agosto o projeto deve promover o curso de francês na Unimar, com um professor que é pós-graduando”, explica a professa Walkíria Martinez Heinrich Ferrer, coordenadora do Nipex (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão) da Unimar.

A abertura de inscrições para o curso e outras atividades deve ser divulgada em editais que o projeto vai divulgar nas três instituições e na página do projeto no Facebook.

“Acredito que a partir de agora vá encher os olhos e atrair mais pessoas”, diz André Henrique da Silva, aluno da 4º ano de arquitetura da Unimar e  integrante do projeto.

A programação do cinema francês já tem uma relação de 24 exibições divididas nas três instituições. As próximas sessões estão marcadas para os dias  10 de maio na Fajopa, com “Le Pianiste” e 12 de maio na Unimar, com o drama  “Trois Coleurs: Blan”.

“Sempre é bom reforçar que a união das universidades, em um momento de retração da economia, corte de recursos, ao unir as três a gente oferece estrutura e pessoas interessadas”, destaca Pedro Klein Garcia, do 4º ano de Relações Internacionais da Unesp.