Educação

Projetos da região disputam prêmio de Ciências para escolas estaduais

Projetos da região disputam prêmio de Ciências para escolas estaduais

Seis projetos de ciências apresentados por escolas estaduais da região de Marília vão disputar prêmio estadual da área promovido pela Secretaria da Educação. Foram selecionados 148 projetos de todo o Estado entre 191 inscritos por 60 diretorias de ensino. As iniciativas científicas que disputam uma vaga na próxima etapa da feira podem ser conferidas no Portal da Educação.

Estão na disputa projetos como da Escola Estadual Doutor Genésio Boamorte, em Santa Cruz do Rio Pardo, que apresenta protótipo de tênis que seria capaz de recarregar a bateria de aparelhos celulares, gerando uma energia renovável.

Já em Assis, a proposta de dois estudantes da escola Dona Carolina Francini Burali é uma ‘pedalada sustentável’. A Educação não divulgou os outros quatro projetos classificados

Os estudantes e professores selecionados deverão realizar um curso gratuito disponível na plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia (Apice). 

A nova etapa visa apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica com orientações para o aperfeiçoamento dos trabalhos. Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.

A Feira de Ciências tem como objetivo procurar talentos da rede pública estadual nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, empreendedorismo científico, entre outras.

Nesta edição, participaram 350 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio. A próxima etapa do concurso está prevista para o próximo ano e deverá selecionar os 20 projetos que disputarão a vaga na final.