Educação

Pronto para o Enem? Veja dicas para véspera e dia da prova

Pronto para o Enem? Veja dicas para véspera e dia da prova

O Inep (instituo Nacional de Estudos e Pesquisas) promove neste sábado (24) e domingo(25) as provas do Enem (Exame Nacional do Ensimo Médio) que podem garantir uma vaga em universidades públicas de todo o país e devem envolver mais de 7 milhões de estudantes. A prova é obrigatória para alunos interessados em obter recursos do Fies para faculdades privadas. Longa, difícil e tensa, a prova exige cuidados com a preparação na reta final. Confira dicas relacionadas pela organização e alguns especialistas, vá preparado. 

– Repouso

Estar bem descansado, com pelo menos oito horas de repouso é principal recomendação. Alimentação leve na noite de hoje ajuda. E, claro, nada de balada nem dormir muito tarde.

Aproveite a noite para organização: caneta, documento, roupa que você vai usar, alimentação para levar durante a prova.

– Vale a pena estudar agora?

A orientação mais comum é não pense em revisar, estudar, dissecar temas de redação em cima da hora. Aproveite seu tempo com repouso e tranquilidade.

– Alimentação

Antes da prova
Faça pelo menos duas refeições antes do exame: o café da manhã e uma segunda refeição equilibrados. Na primeira integre cereais e frutas. Na segunda faça um lanche leve, de preferência com frango ou atum. E quem já está acostumado a tomar café ou mate pode consumir um pouco nos momentos antes da prova. 

Durante o Enem
Comidas de fácil manuseio e funcionais, como castanhas ou chocolate.

– Horários

Em todos os estados os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Após o fechamento, fica proibida a entrada de estudantes que chegarem atrasados. O início das provas será às 13h30, no horário da capital federal.

Os horários de abertura e fechamento dos portões valem para todos os candidatos, inclusive para os sabatistas (pessoas que guardam o sábado por convicção religiosa). Eles devem chegar aos locais de prova junto com os demais participantes. No primeiro dia, só farão a prova após o pôr do sol, às 19h, no horário oficial da capital. 

– Tempo de prova

Sábado, dia 24, os inscritos terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (25), será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, que terão a duração de cinco horas e 30 minutos.

– Itens obrigatórios

É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.

Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”

Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente

O cartão de inscrição não é obrigatório, mas é muito recomendável que você leve, ele contém todas as informações de inscrição, idoma, local de prova.

– Motivos que podem eliminar o candidato:

Consultar ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas

Portar lápis, lapiseira, borrachas, caneta que não seja de material transparente, livros, manuais, impressos e anotações. Portar qualquer dispositivo eletrônico

Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

Portar armas

Sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame

Receber da equipe de aplicação informações sobre o conteúdo do exame

– Procedimentos na prova

Não fique empacado em questões difíceis ou que não consegue resolver. Identifique e responda as questões ou áreas em que tem maior facilidade. Alguns alunos procuram fazer redação e matemática antes e garantir mais tranquilidade para as provas consideradas importantes e que podem apresentar maior grau de dificuldade.