Alunos de ensino Fundamental (a partir do 7º ano) e Médio da rede estadual de ensino têm prazo até o fim de julho para garantir uma vaga no Centro de Estudos de Línguas (CEL) para cursos de idiomas, incluindo japonês.
O centro de Marília funciona junto à escola Monsenhor Bicudo, no centro, e oferece aulas gratuitas de alemão, espanhol, francês, italiano e japonês. Inglês não entra por já fazer parte da grade anual de ensino.
Alguns centros do Estado oferecem ainda mandarim, idioma muito na moda em função do crescimento da China no comércio internacional. Marília não tem este curso no CEL, mas pode oferecer alternativas no centro criado na Unesp.
Os cursos são ministrados por professores da Secretaria da Educação de São Paulo. Entre fevereiro e junho, mais de 67 mil estudantes estavam matriculados em turmas do CEL em todo o Estado.
A oferta de vagas e idioma varia de acordo com a região. São ao todo seis módulos semestrais, sempre oferecidos no contraturno das aulas regulares. Ao fim do período, os aprovados recebem certificado de conclusão.
Na rede paulista, o idioma mais procurado pelos estudantes é o espanhol. Nos últimos anos, porém, os Centros registraram um aumento significativo por aulas de mandarim e japonês.
Em apenas três anos, o número de inscrições passou de 858 para 1.498 – um crescimento de 74,5%. Nas aulas, os alunos têm a chance de aprender a língua, com auxílio de filmes e mangás, e também conhecer um pouco mais sobre os países da Ásia.
“É o espaço ideal para quem quer aprender um novo idioma e, ao mesmo tempo, ampliar a bagagem cultural. As aulas são dinâmicas, com foco na conversação e na gramática. Os alunos também utilizam um material próprio, de acordo com a língua, e que dialoga com o cotidiano dos jovens” explica Valéria Tarantello, coordenadora do CEL.
SERVIÇO
Curso de idiomas
Escola Monsenhor Bicudo
Avenida Rio Branco, nº 803 – Salgado Filho
(14) 3433-5163