Aproximadamente 80,6 mil alunos da rede estadual de ensino retomam aulas nesta segunda-feira na região de Marília e as escolas anunciam possibilidade de novas matrículas.
Crianças, jovens e adultos que queiram ingressar na rede estadual devem comparecer a uma unidade de ensino com certidão de nascimento ou RG (registro geral). No caso de interessados menores de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis. É aconselhável também a apresentação de comprovante de residência.
A volta às aulas marca também a fase final de preparação antes das chamadas “avaliações externas”, provas que vão mostrar nível de conhecimentos em português e matemática.
Em novembro, os estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participam do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Os resultados das provas de matemática e língua portuguesa são utilizados para orientar as ações da Pasta. As notas também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
No mesmo mês, turmas regulares do 3º ano do Ensino Fundamental farão as provas de escrita, leitura e matemática do ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) organizada pelo Ministério da Educação.
Segundo a Secretaria da Educação, na última edição, os alunos paulistas se destacaram nos índices. Em escrita, por exemplo, São Paulo mais que dobrou o número de crianças em níveis mais avançados, passando de 40,22% para 85,25%.