Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas vinculadas a Diretoria de Ensino de Marília participaram nesta semana do XIII Simpósio de Iniciação Científica da Unimar, no segundo ano de parceria entre as instituições para envolvimento dos estudantes, professores e orientadores.
Segundo coordenador Maciel Marques Redígolo os trabalhos apresentados foram desenvolvidos nas unidades escolares durante o ano letivo, onde são tratados temas de suma relevância para a formação dos estudantes e para a sociedade.
“Além, é claro, da inserção dos mesmos no mundo da pesquisa e critérios para busca de informações fidedignas na internet e publicações impressas. Alguns alunos participam do Programa de Iniciação Científica da Universidade, tendo o professor da escola a função de coorientador”, explica.
Para prestigiar os alunos e orientadores no evento, vários Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino estiveram presentes (Daniela, Anicéia, Ana, Paula e Claudemir)
Confira os trabalhos apresentados
– Escola Profº Amilcare Mattei
Orientadores: David Almeida, Damares de Oliveira Reis e Marli Rodrigues
– Você tem certeza que sabe higienizar suas mãos? Autora: Melissa Vitória Xavier
– Cores e percepção térmica: uma verificação experimental. Autor: Amaral, M. E. G. M.
– A energia que vem do lixo. Autora: Anelise Silva Carvalho
– Avaliação conhecimento sobre leishmaniose em moradores de área endêmica. Autora: Daniela Esther Knopp.
– Escola Gabriel Monteiro da Silva
Orientadora: Priscilla Gomes Soares
– Guloseimas Saudáveis – “Pouca Gordura E Muita Gostosura”. Autor: Izabelly Vieira De Oliveira
– Horta de Janela. Autor: Luiza Souza Trevisan
– Livro Pop-Up De Astronomia- O Universo Dentro Do Espaço Infantil. Autor: Maria Clara Veronica Bernardo Rosa e Miguel Ramos Pires de Oliveira
– Moringa oleifera: servindo-se de saúde. Rodrigo Shinji Kawakame e José carlos fujii,
– Biscoitos nutritivos: sabor e prevenção. Rayra Porto Oliveira e Raquel Sampaio Rodrigues
– Nely Carbonieri de Andrade
Orientadoras: Maria Luiza V. Scalzo Veronez e Andréia Marzola.
– CNC (computer numeric control) – impressora externa para criação. Autores: Gustavo de Lima Garcia e Fernando Miura Kuribaiashi.
– Escola Profº Edson Vianei Alves
Orientadores: Alexandre Pereira Costa, Eloi Maia de Oliveira, Amanda e Vívian.
– Anomalias na Realeza: Habsburgos e a relação de incesto. Autora: Mariana Yukie Rustici Hidaka.
– O impacto do HIV na sociedade africana – Autora: Geovana da Silva Amaro
– O poder da propaganda na Alemanha nazista. Autora: Camila de Oliveira Moreira
– A importância da Educação Sexual nas escolas. Autora: Ana Carlla Martins dos Santos
– A existência de Deus nas religiões clássicas. Autor: Luiz Miguel Rodrigues Fagionato
– A qualidade da água como fenômeno social. Ana Lívia Cardoso Sanches
– Escola Hilmar Machado de Oliveira
Orientadora: Gabriela Villa Pirajá
– A microbiodiversidade da água do lago J. K. Willians. Autor: João Pedro de Carvalho
– Escola Dr. Eduardo de Souza Porto
Orientadora: Sônia Ap. de Sena Fernande
– Uso e reuso do óleo de cozinha. Autoras Luiza dos Santos Batista, Lívia Rodrigues dos Santos e Maria Clara Fonseca Pastre
– Vaso autoirrigável de garrafa pet. Autores: Gabrieli Yuri Yoshida, André Manoel dos Santos, Kauê Henrique Esteves, Luiz Gustavo da Silva Pernmnian e Sara Akemi Yoshida.
– Maquete de roda gigante movida a energia solar. Autores: Pamela Pastre Rodrigues, Ana Carolina Ferreira da Silva, Estêvão de Oliveira Pimenta e Helen Eduarda Dias Bizarro.
– Alunos voluntátrios da saúde. Autores: Estêvão de Oliveira Pimenta, Ana Beatriz da Cunha Cestari, Daniellle da Silva Vieira, Geisiele Jacinto dos Santos, Letícia Vitória Fonseca Pastre e Ynara Vitória da Silva Dias.
– Escola José Ambrósio dos Santos
Orientadora: Camila da Silva
– Agosto indígena 2019: trabalhando os saberes das comunidades indígenas na escola – olhares multidisciplinares. Autora: Melissa Fernandes Santos
– I semana da mulher – “mulheres empoderadas” com a temática: misoginia: da decadência ao empoderamento. Autora: Isadora Honório Ribeiro
– Projeto Interdisciplinar: redação exemplar. Rayane Marrone Lourenço, Milena de Souza, Ana Carolina de Moraes
– Escola Emico Matsumoto
Orientadora: Carolina Manzano Borges
– Mapeamento do conhecimento populacional sobre os principais aspectos da Leishmaniose. Autores: Bruna Gabriela SouzaAmanda Garcia Youssef, Luiz Liutti Neto