A rede municipal de ensino de Marília abriu inscrições para crianças que estão fora da rede escolar municipal e buscam vaga em Marília em 2016. O prazo vai até 3 de outubro. Segundo a secretária Fátima Gatti, o cadastramento poderá ser feito nas próprias escolas. Depois, as inscrições passarão por uma seleção para definir em qual unidade a criança deverá ser matriculada.
“Nenhum aluno ingressa hoje na rede municipal sem a triagem da Central de Vagas. O objetivo é disciplinar o acesso com transparência”, disse a secretária. Os critérios a serem observados são os seguintes:
1º- Endereço residencial, envolvendo a área de abrangência da escola.
2º- Irmão matriculado
3º- Renda per capita
4º- Beneficiário do programa Bolsa Família
5º- Mãe trabalhadora
6º- Local de trabalho do responsável próximo à escola
“Esse cadastramento não é ainda a matrícula da criança. Depois será lançada uma lista de classificação por escola. As unidades escolares com a finalidade de berçário e creche sempre apresentam grande procura.”, explicou Fátima Gatti.
Ela confirmou ainda que a partir de 2016 a Emei “Ciranda Cirandinha” atenderá em período integral as turmas Nível III e Maternal I e II. As Emefs(Escolas Municipais de Ensino Fundamental) “Cecília Guelpa”, no Aniz Badra, e “Paulo Freire”, no Teotônio Vilela, serão transformadas em escolas de período integral como as “Nicácia Garcia Gil”, no Jardim Marajó, e “Célio Corradi”, na Vila Altaneira.
O calendário na rede municipal de Ensino será o seguinte para 2016:
Dias 29 e 30/09 e 01/10 – Rematrículas e transferências dos alunos em continuidade nas Emeis.
03,04 e05/11 – Inscrições novas nas escolas por critério
06 e 09/11 – Classificação da lista por critério
10/11- Divulgação das listas por critérios
11,12 e 13/11 Período de matrículas por critérios na escola e dos inscritos na Central de Vagas em 2015
Janeiro de 2016 – Divulgação da lista de espera pela Central de Vagas.