Educação

Rede municipal participa da Prova Brasil de avaliação

Rede municipal participa da Prova Brasil de avaliação

Aproximadamente 1.600 alunos das escolas municipais do Ensino Fundamental de Marília participam entre os dias 18 a 20 de novembro, da Prova Brasil, um dos exames de avaliação da qualidade de ensino na cidade.

A prova é aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação que é responsável também pelo Enem. Envolve testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Os alunos de quinto e nono anos do Ensino Fundamental  respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura; e matemática, com ênfase na resolução de problemas.

No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

“A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade do ensino no país e a redução das desigualdades existentes”, destaca Fátima Gatti, secretária municipal da Educação.

As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

“Além disso, os dados também ficarão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo”, finaliza Gatti.