A Secretaria Estadual de Educação faz nesta terça e quarta-feiras as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e em Marília a novidade será a participação de aaproximadamente 5.000 alunos de 18 escolas municipais. Em todo o Estado, cerca de 1,3 milhão de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio farão as provas.
A novidade em Marília é a participação dos alunos do 2º, 3º e 5º anos da rede municipal. Nesta terça, a avaliação será de Língua Portuguesa e na quarta, de Matemática. “Peço aos estudantes que não faltem. O objetivo não é avaliar o aluno e sim o sistema de ensino pela equipe pedagógica visando o planejamento de 2015”, disse a secretária municipal da Educação Fabiana Cruvinel.
Ela explica que os os alunos do 4º ano já fizeram a avaliação via Sarem em nível municipal e por isso não precisam fazer a prova agora. Com a parceria, o exame aplicado nas unidades administradas pelos municípios também será custeado pelo Governo do Estado.
“Com a grande participação dos municípios na avaliação 2014, o Estado, além de ter uma visão abrangente do ensino público, dá sequência ao amplo programa desenvolvido, para melhorar a qualidade da educação no Estado de São Paulo”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.