A Semana de Estudos do curso de Educação Física da Universidade de Marília (Unimar) ainda não terminou, mas já é considerada um sucesso. O evento trouxe aos acadêmicos, profissionais experientes e renomados para discutir temas atuais e relevantes da área e ainda o Congresso Internacional de Educação Física.
De acordo com a coordenação do curso, melhor e mais tradicional da região, Regina Célia David Galvanias programações foram feitas com o que há de mais interessante. “Estamos muito satisfeitos com a participação de praticamente todos os acadêmicos do curso e ainda profissionais e estudantes de outras áreas. Além das palestras, nós tivemos exposições e apresentações de trabalhos científicos que engrandecem e qualificam o aprendizado dos futuros profissionais”, explica. As programações seguem até a sexta-feira às 19h30 no Anfiteatro da Reitoria da Universidade.
Na abertura da Semana, o mestrando em Ciências da Saúde, Rafael Mathias Pitta falou sobre a atividade física e doenças cardiovasculares. “É de extrema importância falar sobre esse tema, pois a atividade física tem dois papeis importantes: prevenção e tratamento. A utilização da atividade física pode prevenir todas as variáveis modificáveis no indivíduo, evitando que ele desenvolva doenças cardiovasculares. Por outro lado, é possível inseri-la no tratamentopara auxiliar na diminuição da pressão arterial sistêmica do indivíduo, entre outros benefícios”, explica.
Ontem foi a vez do tema variabilidade da frequência cardíaca no exercício físico, Me. Pedro Henrique Rodrigues, enquanto na quarta o curso recebeu a ilustre presença do ex-técnico da seleção brasileira de boxe, Ari Eduardo Colleti para falar deste esporte. O exercício de reabilitação muscular e ostearticular será o tema da palestra do chileno José Alfredo Ordenes Mora, mestrando em desenvolvimento humano e tecnologias, na quinta-feira.
A doutora em desenvolvimento humano e tecnologias, Fernanda Regina de Moraes fechará o evento com palestra sobre a obesidade infantil. Parceiro da Semana de Estudos, o Conselho Regional de Educação Física disponibilizou sua Unidade Móvel responsável por prestar serviços e informações aos profissionais da cidade e região.Ao todo foram distribuídas 90 senhas por dia.