Educação

Unimar abre Semana Jurídica com diretor da FGV

Osvar Vilhena, da FGV, fala na abertura da Semana Jurídica da Unimar – divulgação
Osvar Vilhena, da FGV, fala na abertura da Semana Jurídica da Unimar – divulgação

Centenas de estudantes do curso de Direito lotaram o Anfiteatro da Reitoria na noite de ontem durante a abertura da XXIII Semana Jurídica da Universidade de Marília (Unimar). Evento que tem o objetivo de atualizar alunos e profissionais contou com a presença do Diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Dr. Oscar Vilhena Vieira, falando sobre “Crise política ou crise institucional?”.

Para a coordenadora do curso, que possui nota máxima em avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC), Ma. Francis Marília de Pádua Fernandes o encontro é uma oportunidade única de atualização. “A vigésima terceira edição da Semana Jurídica acontece justamente em um momento em que os olhos e a atenção dos brasileiros estão sobre os profissionais de direito. Vamos discutir temas atuais e relevantes e entender pontos de vista técnicos sobre as mais diversas situações fomentando uma visão crítica e humanista em nossos acadêmicos”, explica.

Durante a cerimônia de abertura, antes da ministração de Vieira, os acadêmicos apresentaram a criação da Associação Atlética do curso de Direito cujo nome é uma homenagem à Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, egressa do curso. Bastante emocionada, Fernanda elogiou a iniciativa e agradeceu a homenagem. “O nosso trabalho é diariamente lidar com centenas de pessoas e receber essa demonstração de carinho de um grupo de alunos mostra que estamos no caminho certo. Muito obrigada”, comenta.

Continuando a programação da XXIII Semana Jurídica, hoje será a vez do Delegado da Polícia Federal em Marília, Dr. José Navas Junior palestrar sobre “Ciber terrorismo”. O Tema “Investigação Criminal pelo MPF no Século XXI: Tecnologia da Informação” será o assunto discutido amanhã pelo Procurador da República em Marília, Dr. Diego Fajardo Maranha Leão De Souza seguido pelo Juiz de Direito da 4ª Vara Cível da Comarca de Marília, Dr. Valdeci Mendes De Oliveira falando sobre “Os desafios do Judiciário na atualidade”.

Para a acadêmica Andreza Vasconcelos a proposta da Semana Jurídica é relevante para fomentar o conhecimento dos futuros profissionais. “Estas palestras nos atualizam sobre o que está ocorrendo com o país em termos jurídicos e ainda nos oportuniza sanar as dúvidas pessoalmente com profissionais renomados. Ainda teremos ótimos temas para discutir e juristas experientes para manter contato”, acrescenta.

Na quinta-feira será a vez de discutir “O novo Código de Processo Civil” com o professor de Direito Civil e Processual Civil, Dr. Roberto Rosio Figueiredo. Fechando a XXIII Semana Jurídica o Procurador da República e membro da força tarefa da Operação “Lava Jato”, no Ministério Público Federal em Curitiba-PR, Dr. Roberson Henrique Pozzobon discutirá os “Aspectos relevantes da Colaboração Premiada”.

“Acreditamos que o evento será bastante enriquecedor para atualizar profissionais e contribuir na formação dos nossos estudantes, além de proporcionar contato com referenciais do meio jurídico”, finaliza Francis.