O Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado em 25 de setembro e tem o objetivo de unificar a classe dos farmacêuticos mundialmente. Na Universidade de Marília (Unimar) estudantes e docentes do curso de Farmácia participaram de uma atividade relevante com profissionais renomados, muitos deles, egressos do curso.
De acordo com a coordenadora, Ma. Lara Cristina Casadei Ubeda o encontro foi um momento de celebração da profissão, no qual os presentes puderam ouvir o membro titular da Academia Nacional de Farmácia, Dr. Dirceu Raposo de Melo palestrando sobre o “Futuro do Farmacêutico no Brasil”. “Os estudantes estarão, em alguns anos ou meses, no mercado e precisam saber as expectativas de cada área em expansão, cada setor que necessita de profissionais”, explica.
Na sequência, foi aberta a mesa redonda com quatro egressos do curso que puderam contar suas trajetórias e experiências. Participam o especialista em acupuntura e proprietário de drogaria em Catanduva, Marcos Roberto Pagliuco, formado em 1995, a diretora do Conselho Regional de Farmácia em Marília, Luciane Tiburtino, formada em 1997 e que também atua na Vigilância Sanitária.
Rodrigo Grecca, formado em 1998 e que atua na Farmácia do Hospital Santa Casa e na Ação judicial da Prefeitura também participou juntamente com Cleber Torres, formado em 2012 e que trabalha na indústria Cristalia e com Débora Rodrigues, formada em 2015, especialista em estética e docente do Senaic de Tupã.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o farmacêutico atua em 74 atividades, todas elas regulamentadas pelo CFF, seja em farmácias e drogarias, em análises clínicas, na área hospitalar, no setor público ou na área industrial. Sendo assim, o farmacêutico possui uma grande responsabilidade social.