Educação

Unimar e Emef lançam projeto para Cultura da Pacificação nas Escolas

Unimar e Emef lançam projeto para Cultura da Pacificação nas Escolas

A Universidade de Marília (Unimar) segue firmando parcerias e desenvolvendo ações de cidadania com o objetivo de melhor a qualidade de vida da sociedade da cidade e região. Neste primeiro semestre, a Instituição iniciou atividade com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Prof. Olímpio Cruz” para disseminar o compromisso com os direitos humanos e cidadania.

O projeto “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar” é coordenado pelo docente Dr. Jefferson Aparecido Dias e conta com a orientação da mediadora/conciliadora e docente da Pós-Graduação da Universidade, Juliana Raquel Nunes. As ações ainda têm o auxílio dos coordenadores e alunos dos diversos cursos da Universidade de Marília como, por exemplo, Pedagogia, Psicologia, Medicina, Engenharia Agronômica, Educação Física, Nutrição, Engenharia, Arquitetura, entre outros.De acordo com Juliana, são utilizados jogos, gincanas, contação de histórias, teatro, capoeira, cultivo de horta, avaliação nutricional, arteterapia para estimular a cultura da paz e o diálogo entre os alunos.

“Essas atividades são realizadas em dois dias por semana, das 7h às 8h15, com a autorização da Secretaria da Educação. A intenção principal é melhorar a qualidade de vida e comportamento das crianças e adolescentes, uma vez que a educação infantil se configura como uma das áreas educacionais que mais retribui à sociedade os recursos nela investidos. A ação beneficiará a formação das crianças e dos adolescentes construindo a aprendizagem pautada no compromisso com os direitos humanos e cidadania, por meio do estímulo à cultura da paz e do diálogo”, explica a mediadora.

Segundo ela, o projeto inclui, ainda, palestras destinadas aos funcionários e professores da EMEF, ministradas por profissionais da Psicologia, Pedagogia, Direito, entre outros cursos, às quintas-feiras, no Horário de Estudo Concentrado (HEC). “Queremos alcançar um convívio saudável no ambiente escolar e social, ao desenvolver nas crianças e adolescentes noções que as ajudem a ter tolerância em lidar com aqueles que não compartilham dos mesmos valores e realidade, desenvolver atitudes éticas e de respeito mútuo,torná-las conscientes de seus deveres e obrigações e evidenciar o repúdio a toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro”, acrescenta.

Esse Projeto atende ao desenvolvimento de programas interdisciplinares que objetivam o alcance de resultados mais produtivos, já que possibilitam a junção de diferentes conhecimentos e a construção coletiva de uma sociedade mais humana e justa. Sendo as crianças e os adolescentes os futuros cidadãos e sujeitos sociais, a formação baseada em relevantes noções de cidadania e resolução pacífica de conflitos permite a inserção social dos mesmos e o desenvolvimento de pessoas conscientes do seu papel na sociedade.