A Unimar (Universidade de Marília), que já conta com 23 cursos consagrados por sua excelência, vai iniciar o ano letivo de 2018 com cinco novos cursos com propostas inovadoras e formação para profissões do futuro.
Automação indústria, Gastronomia, Estética e Cosmética, Jogos Digitais e Tecnologia em Sistemas para Internet são novas áreas na instituição, todas com alto padrão oferecidos nos cursos já tradicionais na cidade, com estudantes de todo o país e mais de 100 mil egressos em 60 anos de atividade.
A Editora Abril distribuiu 49 estrelas aos cursos da Unimar na edição de 2017 do Guia do Estudante (GE) com destaque para os cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, Direito e Publicidade e Propaganda que receberam quatro estrelas cada.
Já o Ranking Universitário (RUF) destacou cursos como Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias, Medicina Veterinária, Medicina, entre outros.
“Atualmente no Brasil há inúmeras faculdades, centenas de cursos com as mesmas nomenclaturas, mas poucas Universidades realmente comprometidas com a formação de qualidade”, explica o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva.
Segundo Márcio Mesquita Serva, o candidato deve lembrar que se trata de seu futuro, da sua carreira, da profissão que dará ou não sucesso, que o proporcionará ou não satisfação profissional. “Uma decisão muito importante que precisa ser tomada com convicção.” O reitor orienta estudantes do ensino médio a pesquisa estrutura, grade curricular, titulação de professores e experiência para suporte à formação.
As inscrições para o Vestibular 2018, incluindo os novos cursos, já estão abertas. As provas serão realizadas nos dias 19 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site www.unimar.br/vestibular.
Confira abaixo detalhes sobre os novos cursos da Unimar
Automação Industrial – Com duração de dois anos e meio, este curso pertence à área de controle e processos industriais. Nele, o aluno aprende a projetar e gerenciar as instalações de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais. Além disso, o estudante será capaz de vistoriar, realizar perícias, elaborar laudos e pareceres técnicos na sua área de formação.
Campos de atuação:
Indústrias com processos automatizados;
Setores de manutenção de processos contínuos;
Empresas especializadas em automação industrial.
Gastronomia – O curso pertence à área de turismo, hospitalidade e lazer e tem dois anos de duração. O técnico em Gastronomia está apto a desenvolver, gerenciar e operar produções culinárias, controlar e avaliar custos de produção e coordenar o funcionamento da cozinha de um estabelecimento. Além disso, o profissional pode vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Campos de atuação:
Centros gastronômicos;
Empresas de hospedagem, recreação e lazer;
Embaixadas e consulados;
Hospitais e Spas;
Indústrias alimentícias;
Parques temáticos, aquáticos e cruzeiros marítimos;
Restaurantes comerciais, institucionais e industriais, catering, bufês e bares.
Estética e Cosmética – Também com duração de dois anos, o curso faz parte da área de ambiente e saúde. Ao final do curso, o técnico em Estética e Cosmética está apto a identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos.
Além disso, o profissional pode aplicar técnicas de visagismo e maquiagem, elaborar e aplicar programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos. Ele também pode participar de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade. Por fim, o técnico em Estética e Cosmética pode planejar, organizar e gerenciar empresas da área.
Campos de atuação:
Agência de modelos;
Casas de repouso;
Clínicas e centros de estética;
Empresas de produtos cosméticos;
Estâncias hidrominerais;
Salões de beleza;
Institutos e centros de pesquisa.
Jogos Digitais – O curso de tecnologia em Jogos Digitais pertence à área da informática e tem duração de dois anos. O profissional da área tem autonomia para criar, projetar, testar e implantar jogos digitais de gêneros variados em diversas plataformas. O tecnólogo dessa área também é capaz de gerenciar projetos com equipes multidisciplinares, avaliar, selecionar e utilizar metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, o profissional elabora e desenvolve roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais adequados às plataformas selecionadas.
Campos de atuação:
Agências de publicidade;
Empresas de desenvolvimento de jogos digitais;
Instituições educacionais;
Produtoras de websites;
Veículos de comunicação em geral;
Institutos e centros de pesquisa;
Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Tecnologia em Sistemas para Internet – Este curso também faz parte da área da informática e possui duração de dois anos. O profissional formado é capaz de projetar, testar, implantar, avaliar e analisa páginas para sites de internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis. Ele também seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações. Além disso, o tecnólogo em Sistemas para Internet elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características e necessidades do público-alvo.
Campos de atuação:
Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
Empresas de tecnologia;
Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
Organizações não-governamentais;
Órgãos públicos;
Institutos e centros de pesquisa.