Educação

Unimar mostra estrutura para ser “segunda casa” de novos alunos

Unimar mostra estrutura para ser “segunda casa” de novos alunos

Um programa de recepção para integrar, orientar e iniciar uma longa convivência com 1.300 novos estudantes apresentou em dois eventos nesta quinta-feira os cursos, estrutura, professores e história da Unimar (Universidade de Marília).

A instituição, que completou 60 anos  em 2016, promoveu dois encontros para receber estudantes de 22 cursos que vão ficar até seis anos dentro da universidade.

Além de mostrar atenção com os novos alunos, o programa orienta sobre a prevenção contra trotes abusivos e incentiva participação em projetos de pesquisa e extensão. A Unimar mostra assim que pode ter uma longa relação com estes novos alunos.

“Este envolvimento já se tornou uma tradição no sentido de recebê-los. Vamos nos tornar a segunda casa deles. Este primeiro momento é importantíssimo. Para nós é um grande orgulho receber a cada um deles”, disse o professor José Roberto Marques de Castro, pró-reitor de Graduação na Universidade.

A pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, disse que o dia de recepção dá início ao ano novo da instituição e lembrou que em um momento de retração e preocupações no país é significativo oferecer uma estrutura que pode determinar o futuro dos estudantes.

“Ver a casa cheia é o que nos faz acreditar que apesar de todos os desafios estamos aqui para mostrar a cara da universidade. A Unimar é a casa dos alunos. Espero que a universidade faça parte da vida destes alunos, desejo felizes anos novos, que serão até seis anos juntos.”

Fernanda lembrou que a Unimar oferece muito mais que a graduação e a formação profissional. “Este primeiro dia é para falar o que é a universidade. Neste espaço mostro sempre que eles devem aproveitar na plenitude todas as oportunidades que a Unimar oferece e que não são poucas.”

O evento apresentou vídeo com a história da Unimar, mensagem do reitor Márcio Mesquita Serva, que trabalha com a instituição desde o início de suas atividades, e apresentou rápidos depoimentos dos coordenadores dos cursos nas áreas de ciências naturais, humanas e exatas. Muitos dos docentes foram alunos da universidade

Com mais de cem mil alunos formados, a Unimar tem profissionais em todo o país e no exterior, alunos em projetos de pesquisa internacionais e em atividades comunitárias como o Projeto Rondon.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Jefferson Aparecido Dias, explicou que o encontro alerta os alunos para a estrutura de ensino, pesquisa e extensão.

“E que eles não se preocupem apenas com ensino. È uma vocação da universidade, oferece ensino de qualidade, mas também oferece muitas oportunidades em pesquisa e extensão. Mas não adiante oferecer toda a estrutura de o protagonista, que é o aluno, não se envolve. Então o que dizemos a eles é isso: que exerçam uma vida plena na universidade.”

Para o professor Odair Laurindo Filho, coordenador dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, o primeiro contato com os estudantes mostra acolhimento para que os alunos passem a integrar a família Unimar.

“Vão conviver até seis anos aqui e eles precisam se sentir em casa, interagir, conhecer a universidade por dentro. Mesmo moradores de Marília não conhece a Unimar por dentro, que é o que ela tem de melhor para mostrar”.