Educação

Unimar recebe profissionais e estudantes em Ciclo Jurídico

Ciclo de debates jurídicos leva especialistas para discutir temas com profissionais e alunos
Ciclo de debates jurídicos leva especialistas para discutir temas com profissionais e alunos

O segundo semestre letivo ainda não foi iniciado, mas as atividades já estão a todo vapor para estudantes e profissionais que participam do 2º Ciclo de Conhecimento Jurídico realizado pelo escritório de advocacia jurídica Gomes Altimari em parceria com a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Marília e a Universidade de Marília (Unimar). Evento segue até amanhã no Salão do Júri, Bloco 2.

O objetivo do encontro é capacitar e atualizar advogados, profissionais que atuam no meio jurídico, alunos de ensino superior e qualquer cidadão com interesse nos temas. Na abertura do Ciclo, ontem, representaram a Unimar a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jefferson Aparecido Dias.

“Para nós da Universidade é uma grande honra receber um evento deste porte com tamanha participação da sociedade. Como referência na formação de profissionais e produção e disseminação de conhecimento, a Unimar sempre estará de portas abertas para tais iniciativas”, explica Dias.

Na abertura do Ciclo o tema “Papel da Inspeção do Trabalho na Promoção da Dignidade Humana” foi tratado pelo Auditor Fiscal do Trabalho em Marília, Dr. José Luiz Zacharias de Queiroz, seguido pelo Delegado da Polícia Federal, Dr. José Navas Júnior falando sobre “O Direto Digital e o Ciberterrorismo”.

Na noite de hoje, o tema “Segurança Jurídica e o Princípio da Proibição ao Retrocesso Social na Conjuntura Política Brasileira Atual” será abordado em duas partes com o juiz federal Dr. Alexandre Sormani, seguido pelo procurador da república Jefferson Aparecido Dias.

Para o vice-presidente da OAB Marília, Dr. Tércio Spigolon a atualização da sociedade em temas jurídicos é muito benéfico. “Este setor está presente na vida de todos, por exemplo, na elaboração e manutenção das leis. A compreensão destes temas e assuntos por parte de todos, possibilita maior engajamento e a construção de uma sociedade cada vez melhor”, explica.

Palestrante da noite, Dr. José Navas Júnior lembrou a importância do cidadão conhecer o que é ciberterrorismo e suas vertentes. “O termo ciber indica ações que estão além do virtual e que afetam a vida real da sociedade, sua economia, segurança, entre outros. Precisamos discutir e saber como os juristas atuam nesta demanda crescente”, comenta.

O ingresso diário para o Ciclo Jurídico é trocado por um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias da cidade de Marília (GACCH). Amanhã as palestras ficam por conta do juiz de direito, Dr. Valdeci Mendes de Oliveira e do advogado Dr. Flávio Luiz de Oliveira.