Educação

Unimar recebe simpósio de Medicina Veterinária Legal

Unimar recebe simpósio de Medicina Veterinária Legal

A Universidade de Marília (Unimar) foi sede do 2º Simpósio de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Em 2016, a capital recebeu o primeiro encontro, contudo a proposta é trazer as discussões para o interior com o objetivo de atualizar e preparar estudantes e profissionais para a nova demanda de mercado.

De acordo com o coordenador do curso, Dr. Fábio Manhoso os participantes doaram um quilo de ração para às Ongs de proteção animal da cidade. “Dos 220 inscritos, 70% são acadêmicos e 30% profissionais de medicina veterinária engajados na atualização. O aspecto legal da profissão é, agora, uma preocupação na formação, que inclusive é contemplada na nova matriz curricular do nosso curso. Este mercado abriu-se com a atenção da sociedade quanto ao grande número de crimes envolvendo animais, tais como maus tratos, intoxicação, entre outros”, explica.

Representando a Comissão de Medicina Legal do CRMV, vieram à Marília a presidente Mara Rita rodrigues Massad e Tália Missen Tremori. Ambas trataram o papel da medicina legal dentro da Veterinária. “Trouxemos alguns informes de como essa área é trabalhada. Mostramos as áreas de atuação e, principalmente, como o profissional pode se proteger contra processos civis e éticos. Tudo isso de uma forma bem dinâmica que agradou aos participantes”, conta Tália.

O Conselho Regional é um órgão de classe muito próximo às Instituições de Ensino que ofertam o curso de Medicina Veterinária. “O CRMV trabalha para o estudante e em benefício dele e da profissão. Nós passamos a visão de que o conselho é um parceiro do profissional”, acrescenta Mara.

O conselho abriu a realização dos simpósios nas cidades que possuem Unidade Regional de Fiscalização e Apoio, como é o caso de Marília. “Estamos muito satisfeitos em receber importantes profissionais e ter a casa cheia de pessoas interessadas no tema”, finaliza Manhoso.

Tália Missen e Mara Rita Rodrigues Massad, do Conselho, com o coordenador do curso Fábio Manhoso – Divulgação