Educação

Unimar terá recorde de pesquisas em evento nacional de pós-graduação

Coordenador do Mestrado em Direito da Unimar, Jonathan Barros Vita
Coordenador do Mestrado em Direito da Unimar, Jonathan Barros Vita

A Unimar (Universidade de Marília) terá 16 artigos científicos, dois pôsteres e uma comitiva de 31 integrantes entre alunos e professores durante encontro do  Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito) durante três dias em Brasília.

O encontro, de nível nacional, abriu submissão de artigos em março. As pesquisas aprovadas foram submetidas a um processo de análise “às cegas”, em que os analistas avaliam textos sem identificação das instituições.

O Conselho é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, focada em incentivar e promover os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação.

Para o coordenador do mestrado em Direito da Unimar, dr. Jonathan Barros Vita, destaca que o modelo de seleção do encontro mostra a lisura e qualidade dos textos aprovados.

“A pós-graduação pressupõe pesquisa e essa pesquisa precisa ser apresentada à comunidade científica. Esse encontro é um local em que os pesquisadores vão dialogar com profissionais com estudos na mesma linha e vai ter a publicação desses resultados. Por um lado haja consolidação da produção científica na Unimar e por outro um congraçamento entre programas, cria canais de comunicação.”

Jonathan Vita lembra que as pesquisas e publicações de seus resultados são produções acadêmicas que vão muito além da universidade,

“A graduação forma generalistas. O Direito tem avançado para cada vez mais profissionais com especialização e a pós-graduação representa isso também.”

Os 16 artigos científicos foram produzidos por 18 estudantes, em alguns casos com participação de professores. Somados aos pôsteres, a Unimar terá 20 alunos da pós-graduação no encontro.

Serão acompanhados por 11 professores, que vão acompanhar apresentações ou compor mesas de avaliação de pesquisas.

A apresentação no Conpedi envolve mais que a qualidade técnica. A inscrição dos trabalhos custa de R$ 200 a R$ 350.  Um grupo de mestrandos com artigos aprovados criou uma campanha de financiamento que recolhe doações para ajudar no custeio. Interessados em investir no programa de pesquisas pode fazer a doações AQUI.