Educação

Zona sul ganha Emei com homenagem à educadora Nilze Scarano Manso

Zona sul ganha Emei com homenagem à educadora Nilze Scarano Manso

Foi inaugurada nesta quinta-feira a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª. Nilze Scarano Manso – Catavento, localizada na zona sul da cidade, resultado de uma parceria da Secretaria Estadual de Educação e Prefeitura de Marília. A unidade faz uma tardia, e mais que merecida, à Nilze Scarano, que deixou saudades como educadora e mas foi uma grande mulher, mãe e amiga.

O atendimento aos alunos da escola já havia sido iniciado no dia 23 de setembro para crianças entre quatro meses e dois anos de idade. A partir do ano letivo de 2020, a Emei atenderá até 150 alunos.

Prédio moderno, com acessibilidade e eficiência energética – ventilação e iluminação – fica em um amplo terreno da rua Cides Aprígio Ferreira, Nova Marília II.

Nilze Scarano com a filha, Lygia: educadora, mãe e amiga para tantos recebe homenagem em Marília

Nilze Scarano Manso era professora, ingressou no serviço público em 1985 como professora da Emei Bem-Me-Quer e no Educandário, Aposentou-se em 2013.

Filha de Ligier Mugnai Scarano e do jornalista Anselmo Scarano, pioneiro da profissão na cidade e por muitos anos dono do jornal Correio de Marília, Nilze foi casa com João Carlos Manso, com quem teve os filhos João Carlos Júnior, Carlos e Lygia.

Júnior, fotógrafo no Correio, destaque estadual como lutador de judô, faleceu de forma precoce aos 47 anos. Nilze faleceu após 73 anos  em novembro de 2016. A filha Ligia Beatriz Ribeiro Manso acompanhou a inauguração emocionou-se durante a cerimônia.

A homenagem à educadora é resultado de projeto aprovado pela Câmara de Marília por iniciativa do vereador Luiz Eduardo Nardi.