Slobodan Praljak, 72, um dos últimos ex-oficiais da Croácia em julgamento por crimes de guerra em um Tribunal Internacional, morreu em um hospital de Haia, na Holanda, horas depois de supostamente ingerir veneno em plena sessão da corte.
Um vídeo mostra momento em que Praljak, em pé, intervém em meio à leitura da sentença e ingere uma dose de bebida que seria veneno. “Praljak não é um criminoso”. “Rejeito seu veredicto”, disse ele antes de sacar o frasco da bebida e beber em um gole em frente às câmeras.
O oficial foi socorrido e levado ao hospital onde morreu. Não foram divulgados detalhes sobre o que ele consumiu.
Praljak e outros cinco ex-oficiais são acusados de crimes de guerra no conflito entre croatas e muçulmanos (1993-1994) que explodiu durante a guerra na Bósnia (1992-1995). O conflito deixou 100 mil mortes e 2,2 milhões de desabrigados.
O incidente aconteceu enquanto os juízes confirmavam uma condenação a 25 anos de prisão contra o ex-dirigente dos croatas da Bósnia Jadranko Prlic pelo recurso a assassinatos, estupros e destruições de bens civis com o objetivo de criar uma “grande Croácia”. O veredicto desta quarta deveria ser o último do TPII antes de seu encerramento em dezembro.
Assista abaixo ao momento em que Praljak tome a bebida
[movie_id#442]