Uma escola de natação de Esteio (Rio Grande do Sul) conseguiu repercussão internacional com nova campanha publicitária, mas da pior forma possível. Usou uma imagem que chocou o mundo, a foto de menino sírio-curdo afogado em uma praia quando fugia da guerra com a família, para atrair novos alunos.
Focada na natação para bebês, a propaganda da FitFlex Aquacenter está na página de um jornal impresso. Reproduzida na internet, gerou diversos comentários e compartilhamentos. E a partir daí já recebeu críticas em diferentes sites e jornais do mundo.
Além do uso absurdo da imagem, o texto da campanha narra a tragédia de crianças afogadas: “9 meses para nascer, 3 anos para crescer, e 2 minutos pra ficar sozinha em 1 minuto pode morrer afogada.”
“Pensamos em fazer algo para realmente chamar atenção. A gente tem uma preocupação muito antiga com isso (…) O objetivo todo era o problema do afogamento infantil”, justificou o diretor da escola, Vinícius Maciel, em entrevista ao complexo Globo.
O diretor afirma que na região nenhuma reclamação foi feita. “Dentro da comunidade não se fala isso.”