Internacional

Ex-presidente do Peru comete suicídio após ordem prisão por suborno

Ex-presidente do Peru comete suicídio após ordem prisão por suborno

O ex-presidente do Peru Alan García morreu hoje (17) durante cirurgia, depois de dar um tiro na cabeça ao receber ordem de prisão em sua casa, no bairro Miraflores, em Lima. Ele era acusado de corrupção em caso envolvendo a empresa brasileira Odebrecht. García foi levado com urgência ao Hospital Casimiro Ulloa, na capital peruana, mas não resistiu.

Segundo Ricardo Pinedo, secretário pessoal do ex-presidente, García caminhou para seu quarto depois de ser informada da chegada de um promotor à sua casa. O político foi internado em estado grave.

García governou o Peru por duas vezes. Entre 1985 a 1990 fez mandato com perfil nacionalista. Entre 2006 conquistou novo mandato com discurso liberal e de livre mercado.

Investigado por corrupção na nova fase, chegou a pedir asilo político no Uruguai quando a Justiça proibiu sua saída do país.

O advogado brasileiro José Américo Spinola, que confirmou no Brasil ter pago US$ 100 mil a García a pedido da Odebrecht. O ex-presidente também é investigado pela suspeita de recebimento de subornos da construtora na construção de um trem na capital peruana.