A Central Nuclear de Fukushima, no Japão, se prepara para a chegada do poderoso Tufão Vongfong, que chegou hoje (13) ao Sul do Japão. A previsão é que o tufão chegue à usina amanhã (14).
A operadora Tokyo Electric Power (Tepco) informou que instalou condutores na parte superior dos tanques que acumulam água contaminada, blindou e aumentou a altura dos diques para evitar que transbordem.
Como medida preventiva, diante do que se considera ser o maior tufão do ano no Japão, a operadora indicou que haverá funcionários patrulhando as instalações de hora em hora para evitar vazamentos e o aumento do já enorme volume de água contaminada que se acumula nos porões da Central de Fukushima.
A Agência de Meteorologia do Japão informou que o tufão, que se move a 35 quilômetros (km) por hora, tocou a terra pela manhã na ilha de Kyushu e que, na madrugada de amanhã, poderá chegar a Tóquio e dirigir-se mais tarde em direção ao Nordeste, onde se localiza a Central Nuclear.
As autoridades nipônicas advertiram para a ocorrência de chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terras e pediram à população que se mantenha alerta devido aos fortes ventos e ondas.
Até o momento, foram registados 52 feridos em nove províncias do país como consequência dos acidentes provocados sobretudo pelos fortes ventos e pelas chuvas torrenciais.
O Vongfong chega apenas uma semana depois do Tufão Phanfone, que atingiu grande parte do arquipélago, deixando um rastro de nove mortos.
A Central Nuclear de Fukushima, atingida por um terremoto seguido de tsunami em março de 2011, acumula toneladas de água contaminada em mais de mil tanques.