Cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) anunciaram hoje (28) a descoberta de água salgada e corrente na superfície de Marte. A confirmação foi feita a partir de imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), da agência, nas quais foi possível detectar sinais de minerais hidratados em áreas parecidas com estrias em encostas do planeta vermelho.
De acordo com pesquisadores da Nasa, essas manchas escuras são, na verdade, córregos sazonais. As estrias já haviam sido observadas antes, mas a resolução das imagens não permitia garantir o que eram nem se havia líquido nos locais. Esses córregos aparecem em vários pontos de Marte, quando as temperaturas estão acima de 23 graus Celsius (ºC), e desaparecem nas estações mais frias.
Os dados da sonda MRO permitiram descobrir que essas linhas escuras estão associadas a depósitos de sal que podem alterar o ponto de congelamento da água, permitindo que ela fique líquida por mais tempo, apesar das baixas temperaturas, e possa fluir.
Os sais hidratados iriam baixar o ponto de congelação de uma solução salina líquida, assim como o sal é usado em muitos países para derreter gelo e neve. Os cientistas dizem que é provável que um fluxo de subsuperfície rasa, com água suficiente para atingir a superfície, poderia explicar o escurecimento do solo.
“Encontramos apenas os sais hidratados quando as características sazonais eram mais vastas. Em ambos os casos, a detecção de sais hidratados sobre estas pistas significa que a água desempenha um papel vital na formação dessas estrias “, disse Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech) em Atlanta, principal autor de um relatório sobre esses resultados.
Ojha notou pela primeira vez estas características intrigantesem 2010 usando imagens de alta resolução. As observações do espectrômetro mostram assinaturas dos sais hidratados em vários locais.
Para os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a presença de água líquida no planeta mostra que quanto mais se estuda Marte, mais se confirma a possibilidade de vida no planeta frio e deserto.
Confira animação que mostra as manchas identificadas como marcas de água:
[movie_id#136]