Internacional

Porto Rico faz referendo e pede para ser incorporado aos Estados Unidos

Porto Rico faz referendo e pede para ser incorporado aos Estados Unidos

Eleitores de Porto Rico foram às urnas nesse domingo (11) para votar que a ilha se torne o 51º estado dos Estados Unidos. Com alto índice de abstenção – votaram 500 mil eleitores entre 2,2 milhões habilitados para votar – 98% dos moradores da ilha disseram sim à união com Washington no referendo.

Apesar do resulkado o cenário é indefinido para a ilha caribenha. O referendo foi realizado sem o aval do Departamento de Justiça norte-americano. Até o momento, a Casa Branca não se pronunciou sobre o resultado.

A votação aconteceu no mesmo dia do tradicional desfile anual em Nova York que celebra o Dia de Porto Rico. No segundo domingo de junho, os portorriquenhos residentes na cidade vão ao Central Park para celebrar a data.

Porto Rico é hoje um território sem personalidade jurídica, vinculado aos Estados Unidos, mas com direitos limitados aos moradores da ilha.

Este ano, além da tradicional festa com música e danças,  os portorriquenhos protestaram por melhores condições de vida e saúde e pediram uma solução para a situação econômica da ilha que acumula uma alta dívida externa.

É um “estado livre associado” em que os cidadãos são americanos mas sem direito a voto, a menos que residam nos Estados Unidos. Seria um dos benefícios com reconhecimento da ilha como o 51º estado.

O governo dos norte-americanos  tem apontado para um distanciamento dos latinos, com medidas como a construção de um muro na fronteira com o México e o endurecimento das leis de imigração. O presidente Donald Trump não fez nenhum comentário sobre o referendo até agora.

Mas em abril, antes de enviar a proposta orçamentária ao congresso,  Trump reclamou dos gastos com a ilha, por exemplo, o Obamacare, como ficou conhecido o programa de subsídios do governo para ajudar famílias a pagar um plano de saúde, que atendia 900 mil portorriquenhos.