A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira em Balmoral aos 96 anos, depois 70 anos à frente do Reino Unido. A morte foi anunciada há pouco pelo Palácio de Buckingham.
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde….O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã.”
Pouco antes do anúncio, a família foi reúnida na propriedade, na Escócia, uma das favoritas de elizabeth. Ela já estava sob supervisão médica. Subiu ao trono em 1952 e foi testemunha de enorme mudança social, política e econômica no mundo.
Charles, o ex-príncipe de Gales, liderará o país de luto como o novo rei e chefe de estado de 14 reinos. Além dos filhos, foram a Balmoral o neto, o príncipe William, e seu irmão, o príncipe Harry,estava a caminho.
HISTÓRIA
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres. Foi educada em casa e era muito próxima do pai, Albert, segundo na sucessão.
Com a morte de George V em 1936, seu filho mais velho, conhecido como David, tornou-se Edward VIII.
No entanto, sua escolha de esposa, a americana Wallis Simpson, duas vezes divorciada, foi considerada inaceitável por motivos políticos e religiosos. No final do ano, ele abdicou.
Albert foi coroado e passou a ser George VI. E ela entrou na linha direta de sucessão.
Sua coroação foi a primeira cerimônia do gênero a ser televisada, quando a Grã-Bretanha ainda enfrentava a austeridade do pós-guerra e vindo da redução do império britânico com independência de importantes países.