Donald Trump, 78 anos, venceu as eleições para presidente dos Estados Unidos. Anunciou ‘era de ouro’ no país e medidas como fechar fronteiras. Mas as reações, de veículos como The New York Times, mostram também previsão de ‘tempestade’ e incertezas’
Ele atingiu maior de delegados nesta quarta-feira, antes de encerrada a contagem oficial. Na madrugada, quando tinha 267 dos 270 delegados necessários, fez seu discurso de vitória. Anunciou o momento como ‘maior movimento político’ de todos os tempos.
A vitória saiu com o resultado de Wisconsin, um dos ‘estados chaves’ da eleição. Ele assume o cargo em 20 de janeiro de 2025.
O candidato republicando também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia. Em sua última manifestação em redes sociais, pediu aos eleitores republicanos que não deixassem de votar, apesar de filas.
Autoridades internacionais, inclusive o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimentaram Trump. O jornal The New York Times apontou que a vitória traz ‘era de incertezas’.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”, disse Lula.
O presidente brasileiro disse ainda que o mundo precisa de “diálogo e trabalho conjunto” para ter paz, desenvolvimento e prosperidade.
Lula havia manifestado preferência pela candidata Kamala Harris, do partido democrata.