Perdas e comoção em Vera Cruz

Júri condena acusado por morte e três tentativas em capotamento; ficou preso

Júri condena acusado por morte e três tentativas em capotamento; ficou preso

O Júri Popular de Marília condenou Juliano Montim Borghi a 37 anos e três meses de reclusão por um homicídio e três tentativas em capotamento na rodovia SP-294 em 2015.

Todas as vítimas são de Vera Cruz (15km de Marília), assim como o acusado.

Matheus Stabile, a vítima fatal, tinha 17 anos. A pena pela morte foi de dez anos e nove meses de reclusão.

Adolescentes ou quase

Matheus faleceu no hospital menos de três dias depois de pegar uma carona com o motorista. Estava no banco de trás.

Outros três passageiros com ferimentos provocaram a pena por tentativas de homicídio. As vítimas são Luís Fernando, Bianca e Ana Letícia. A punição foi de oito anos e seis meses. A sentença lembra que as vítimas eram adolescentes ou recém saídos da adolescência.

A juíza Josiane Cabrini Martins Machado ainda condenou Juliano por embriaguez ao volante: seis meses de detenção em regime semiaberto.

Prisão imediata

Fez mais: mandou prender Juliano logo após a manifestação dos jurados.

“A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução da condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada.”

Veja abaixo detalhes da sentença

– “Consequências irremediáveis”

“As consequências dos crimes foram gravíssimas. Irremediáveis, na verdade: o réu ceifou a vida de um jovem de 17 anos, que tinha um futuro promissor pela frente.”

A decisão lembra ainda que a morte deixa nas famílias e amigos, marcas indeléveis. “Veja-se a emoção de Luís Fernando, melhor amigo de Matheus, nesta sessão, bem como a de Bianca ao mencionarem a vítima.”

Riscos, lesões e perdas

“O réu causou lesões gravíssimas em Bianca, que sofreu traumatismo craniano, lesões no pâncreas e fígado, precisou retirar o baço.”

A menina passou por seis cirurgias no cotovelo e várias outras no ouvido e teve infecção hospitalar. Permaneceu 12 dias em coma, 35 dias na UTI e mais dez no quarto.

Ainda tem limitações nos movimentos do braço, fez inúmeras cirurgias corretivas e tem várias cicatrizes pelo corpo, além de insônia frequente.

“Também causou lesões graves em Luís Fernando, com fratura exposta no braço, e lesões leves em Ana Letícia. Não se olvide, ainda, dos traumas emocionais e psíquicos que restaram aos sobreviventes.”

Dolo

“Além disso, de se considerar que o dolo utilizado na prática do homicídio foi intenso, excedendo a previsibilidade da norma.”

Pena acima do mínimo

“É certo que as circunstâncias judiciais são desfavoráveis ao réu, motivo pelo qual a pena-base de cada um dos crimes será fixada acima do mínimo legal.”

Rindo Sarcasticamente

“Assim que entrou na rodovia, e com as vítimas à sua mercê, começou a correr e ziguezaguear na pista”, diz a decisão.

A juíza lembra os relatos e a informação de que Juliano usava apenas uma das mãos na direção: na direita segurava um copo com bebida.

“Rindo sarcasticamente dos passageiros (para não dizer deles debochando), que pediam, desesperadamente, para que ele parasse com aquele comportamento.”