A ACC (Associação de Combate ao Câncer) de Marília anunciou na noite desta segunda-feira um programa de investimentos em novos serviços e projetos de atendimento a pacientes da cidade e região e deve incluir atividades que inovam atendimento em saúde e ainda podem se tornar fonte de renda.
Os novos projetos incluem realização de três oficinas de trabalho que envolvem atendimento aos pacientes e familiares. Duas acontecem no primeiro semestre – Um Novo Olhar, com extensão de cílios para pacientes que sofrem perda de pelos durante os tratamentos, e Crochetando, com aulas de uma nova técnica de crochê. No segundo semestre haverá oficina de pintura em telas.
Os projetos incluem a criação de uma estrutura pioneira de serviços em terapias integrativas complementares, como reiki, massoterapia, auriculoterapia, florais e cromoterapia, algumas de 29 práticas já reconhecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) mas ainda não oferecidas na rede pública da cidade.
Para isso, a ACC vai iniciar um curso de formação de 30 terapeutas, selecionados entre pelo menos cem candidatos. O curso deve levar dez meses, mas já a partir de maio as primeiras terapias implantadas podem ser transformadas em atendimento geral com geração de renda.
“É uma proposta que casa com a missão da instituição, que é focada em atendimento humanizado e integrado em corpo, mente e espírito”, disse a presidente da entidade, a psicóloga Maria Antonia Antonelle.
Uma das ideias é integrar o atendimento ao SUS, mas a Associação ainda espera um encontro já solicitado ao secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá. “Ele não nos recebeu ainda. Está tudo encaminhado, vamos pedindo sempre ajuda mas apresentando coisas novas, a gente está crescendo”, disse a dirigente.
A ACC também conseguiu, com apoio da Secretaria de Assistência Social, a ampliação da cozinha para criar fontes de renda que ajudem a financiar doação de fraldas, suplementos alimentares, medicamentos, cadeiras de todas, perucas e outros atendimentos.
O lançamento das propostas reuniu dirigentes, voluntários e instrutores que vão participar do curso de terapias integrativas, inclusive com algumas sessões de atendimento que foram um grande sucesso.
Maria Antonia destaca que as práticas integrativas oferecem benefícios a pacientes em diferentes tratamentos. Para saber mais sobre as atividades acompanhe a ACC no Facebook ou entre em contato na associação, que atende na rua Marrey Júnior, 101, telefone 3454-5660.
Dirigentes e voluntários da ACC apresnetam calendário de atendimento e inovações em serviços – Divulgação