Marília

Acidentes com escorpiões aumentam e Marilia supera casos de 2023

Acidentes com escorpiões aumentam e Marilia supera casos de 2023

Marília registrou 28 casos de acidentes com escorpiões desde o início deste ano, em mais um problema incentivado pela mistura de sujeira, calor e chuva, que também incentiva avanço da dengue.

São dois casos a mais que o registrado no mesmo período do ano passado e com eles a cidade chegou a 44 atendimentos em saúde por acidentes com animais peçonhentos.

Teve um caso com serpente, seis com aranha e nove de outras espécies. Os dados tratam de casos regularmente atendidos e cadastrados na rede pública.

Estão no balanço de vigilância epidemiológica com registros até a oitava semana de controle, encerrada em 24 de fevereiro.

Na oitava semana do ano passado, a saúde havia registrado 26 acidentes com escorpiões, sete com aranhas, um com serpente e nove de outros animais.

A orientação geral de controle segue a mesma: mantenha os jardins, garagens e depósitos limpos, ajuste ou recoloque as telas nos ralos de chão, pias e tanques, roce os terrenos e afaste os berços e camas das paredes. Vede embaixo das portas e frestas nas paredes e no chão.

Verifique também roupas e calçados antes de usá-los. Todo cuidado e atenção são necessários!  E em caso de acidente, procure imediatamente o pronto socorro! Se possível, leve o bicho com você para que os profissionais saibam exatamente o que fazer.