Marília

Acim relata muitas queixas e preocupação do comércio com crise da zona azul

Acim relata muitas queixas e preocupação do comércio com crise da zona azul

A crise no sistema de zona azul de Marília, com guerra judicial e muita polêmica sobre o serviço, foi tema de uma reunião de diretoria da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília) e a entidade aponta preocupação com serviço “importante” mas que “não é eficiente”.

O relatório do encontro inclui informações sobre muitas queixas em relação ao serviço em situações que refletem até em desgaste para comerciantes

O serviço começou a provocar iompasses meses após o lançamento e em 2022 teve medida de suspensão do contrato, que acabou revogada em ação judicial da Rizzo Parking, empresa de Indaiatuba que explora o serviço.

Relatórios sobre falhas no cumprimento do contrato e apontamento de retenção ilegal de uma taxa em situações de estacionamento irregular provocaram duas multas, a última delas com bloqueio da Rizzo em licitações e previsão da rescisão do contrato. A empresa foi à Justiça mais uma vez

 “São muitas as reclamações dos comerciantes da cidade sobre a gestão da chamada “zona azul” que é importante para o varejo de Marília”, disse o presidente em exercícios, Carlos Francisco Bittencourt Jorge.

A Acim diz no documento que sempre defendeu disciplina no rodízio de vagas e a importância do serviço para ajudar fluxo de clientes no centro comercial.

A entidade aponta “inúmeras reclamações” de consumidores que não encontram o atendimento ou não conseguem operar o equipamento disponibilizado, ou até mesmo de acessar o aplicativo através do “smartphone”.

“A reclamação generalizada é de que o serviço não é eficiente e isso tem causado um certo desgaste entre os próprios comerciantes”, falou o dirigente. “Aliás, se a Prefeitura não estiver vigilante pode ter sérios problemas com isso”, alertou.

A Acim diz também que “apesar de ser um tema polêmico, mas sempre por falha de atendimento”, o rodizio das vagas de estacionamento em Marília sempre foi complexo.

“A zona azul é importante para o comércio em geral. Para a Associação Comercial pouco importa a empresa que seja a terceirizada, desde que seja eficiente e eficaz, pois, para o comerciante o fluxo de consumidores passa pela ‘zona Azul’, principalmente nesta época do ano, até com funcionamento das lojas no período noturno”, disse Carlos Bittencourt.