Marília

Acordo encerra impasse na UPA e define modelo de atendimento; começa sexta

Acordo encerra impasse na UPA e define modelo de atendimento; começa sexta

Terminou a crise em torno do atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte de Marília. UM acordo entre a Prefeitura e a ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) estabeleceu novos critérios para atendimento, que começam a ser adotados nesta sexta (27).

Um impasse sobre pagamentos atrasados por serviços provocou um anúncio de redução do atendimento, que poderia transferir para as unidades de saúde três faixas de pacientes que representam 30% dos atendimentos mensais da unidade.

O acordo divulgado no início da noite desta terça-feira define transferência de duas faixas de atendimento, que envolvem os casos de menor gravidade e risco, que passam a ser encaminhados para unidades de saúde da prefeitura.

A seleção acompanha o Protocolo de Manchester, um modelo internacional de avaliação de pacientes feito na chegada aos serviços de saúde. O sistema usa as cores branca, azul, verde, amarela, laranja e vermelho para identificar pacientes do menor ao maior quadro de gravidade.

Veja abaixo a nota oficial sobre o acordo

“A ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) e a Prefeitura do Município de Marília informam que, após tratativas, a partir do dia 27 de dezembro de 2019 a UPA Zona Norte manterá o atendimento seguindo as normas e exigências para o tipo de unidades como ela é, ou seja, das urgências e das emergências, ocorrências que receberem classificação com as cores vermelho, laranja, amarelo e verde.

As ocorrências classificadas com as cores azul e branca serão encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde ou para Pronto Atendimento da Zona Sul, seguindo as normas técnicas do Ministério da Saúde.

Com essas medidas, a instituição e a municipalidade têm certeza que todos os pacientes serão atendimentos de forma adequada e com a rapidez necessária.

A Direção da UPA e município têm mantido bom diálogo e harmonia para que sempre ocorra melhoria e bom atendimento à população.

Marília, 23 de dezembro de 2019

ABHU e Município de Marília”