Marília

Advogado de Marília vai presidir comissão de Ensino Jurídico na OAB

Advogado de Marília vai presidir comissão de Ensino Jurídico na OAB

O advogado e professor de direito em Marília Tayon Soffener Berlanga, 50, será o presidente da Comissão Estadual de Ensino Jurídico da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo.

Significa comandar comissão responsável por fiscalizar e acompanhar qualidade, condições e regularidade de cursos de ensino jurídico em todo o Estado.

A comissão estadual é acionada sempre que o Ministério da Educação recebe denúncia de problemas com as instituições e repassa ao Conselho Federal da ordem.

Tayon Berlanga já foi presidente da OAB em Marília e nos últimos três anos foi integrante da comissão como conselheiro estadual da ordem. Foi reeleito para o conselho em 2018 e nomeado para assumir a comissão pelo novo presidente da entidade, Caio Augusto Silva Dos Santos.

“É um momento importante para o ensino jurídico, em que haverá uma alteração na grade curricular, introdução de novas áreas de estudo de direito como o Direito Digital, a Inteligência Artificial e outras inovações”, explica o advogado.

Nos próximos dias ele deve participar de reunião em São Paulo para definir com o presidente da OAB a nomeação de outros integrantes. Até o ano passado a comissão tinha 30 membros, ele era o único de Marília.

Tayon é atualmente professor no curso de Direito do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) e já atuou também como docente na Unimar, em Tupã, Ourinhos, Assis e Adamantina.

“A atuação como professor não tira a dinâmica do trabalho e qualquer instituição em que eu ou outro integrante tenha trabalhado estará sujeita às avaliações técnicas. O trabalho como professor inclusive ajuda a saber como as instituições realmente funcionam”, explica.

Formado pelo Univem, com mestrado pela Unimar, Tayon é advogado há 29 anos e professor há 27. Asado, tem três filhos, um deles advogado. É filho do também advogado, professor universitário e ex-vereador Avamor Berlanga .