Irá rolar no dia 07 de novembro de 2015 na ADPM (Associação Desportiva da Policia Militar) o Afrofest 2015, evento que valoriza a cultura afro brasileira, tanto no campo culinário quanto, na música, na arte e na beleza negra, por isso ocorre um concurso de beleza no evento (infantil, infanto-juvenil e adulto).
E referente às criticas que vem sofrendo em relação ao concurso de beleza, venho através de uma singela argumentação, pois sempre existiram eventos sobre outras culturas e concurso de beleza sobre ela, exemplo disso: Japan Fest realiza a Miss Nikkei. A festa Italiana tem a Miss Itália, e assim por diante, mas lembrando de que esses eventos não ocorrem somente na cidade de Marília, mas pelo país afora.
Com isso as reflexões em torno do Afrofest só reforçam a falta de senso das pessoas, que negam que racismo exista, pois quando o evento é para enaltecer a etnia negra, ela sofre fortes apontamentos negativos como segregação de etnias, como se o próprio evento seja de cunho racista.
Mas o que as pessoas não compreendem é a importância desse evento para as pessoas que estão envolvidas, em especial às crianças e adolescentes que vão participar do concurso de beleza, pois eles estão em uma fase bem complicada de descobrimentos, de identidade, e o Afrofest realiza um trabalho impressionante nesse sentido.
Como sempre digo, o Afrofest é mais que um concurso de beleza, é a vida as crianças e a todos que participam do evento, ele valoriza o que por anos e anos foi negada e preterida, e hoje, a união de pessoas está fazendo com que esse quadro seja revertido, estamos sim, mais preocupados com o empoderamento de pessoas negras, pois esse é o grande passo para a democracia racial que há tantos anos esperamos, é através disto que vamos vencer o racismo que vive impregnado.
Porque por anos a luta contra o racismo foi à ideia de que pessoas não negras deveriam aceitar negros e sua cultura, porém foi esquecido mais importante: ensinar às pessoas negras o seu valor, a sua cultura, a sua beleza. E ações como essa do evento vem para ser o marco histórico e mostrar a todos o quão bela é a cultura afro brasileira, e todos são bem vindos de coração aberto, todos que desejam um mundo possível.
Por isso realizei uma entrevista com as crianças que vão participar do concurso e com os pais sobre a real importância do Afrofest na vida das crianças e adolescentes. Para acessar é só clicar AQUI