Em clima de celebração, o Afrofest completa 10 anos de história em novembro e terá muitas atividades culturais, inclusive com homenagem póstuma ao músico, líder comunitário e vereador Ivan Negão.
Outra novidade é a inclusão do Compir (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial) na organização do evento. A programação terá vários dias de atividades.
Ivan Luis do Nascimento faleceu em janeiro de 2023, durante seu primeiro mandato. Foi um dos grandes incentivadores do evento desde sua criação.
“Ivan foi um dos nossos maiores incentivadores e um grande amigo. Sua ausência é sentida por todos nós, mas seu legado continua vivo através do Afrofest”, afirmou Eliza Santos, presidente do Compir.
O rosto de Ivan passa a integrar o símbolo oficial do evebnto. Imagens e informações de Ivan vão estar nos diferentes eventos, está em todo material de divulgação. O termo “Veja bem”, comum até em seus discursos oficiais, é tema da programação no ano.
O evento oficial com desfiles, premiações e homenagens será no dia 23 de novembro, a partir das 18h, na Avenida Sampaio Vidal, 245.
A lista inclui caminhada, ações culturais, empoderamento de mulheres negras na região e mais. A programação completa está na página do Facebook.
Ao longo de uma década, o Afrofest se tornou um marco na luta por igualdade racial, promovendo a visibilidade de artistas, empreendedores e ativistas negros em Marília e região.
A cada edição, o evento apresenta com parcerias entre entidades, universidades, empresas e instituições.
*colaborou Michele Rodrigues