Marília

Agentes de saúde e Exército combatem dengue em quatro bairros

Agentes de saúde e Exército combatem dengue em quatro bairros

Agentes de saúde acompanhados por soldados do exército percorreram nesta quarta-feira bairros das zonas sul e oeste de Marília para recolher entulho e eliminar riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Segundo a Secretaria de Saúde, as equipes fizeram vistorias em residências, pontos comerciais e áreas públicas. Não foram divulgados dados sobre número de imóveis visitados e focos identificados. 

O supervisor do Setor de Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido Neto, disse que uma grande varredura foi realizada nestes locais em busca de novos criadouros. “O Aedes aegypti transmite várias doenças como a dengue, chikungunya e a zika vírus. Por isso, as ações de bloqueio e controle de criadouros são muito importantes e reduzem drasticamente a presença do mosquito”, frisou Garrido Neto.

As equipes estiveram nos bairros Nova Marília III, Parque dos Ipês, Planalto  e Alto Cafezal . Em 2016 foram confirmados 16 registros autóctones por exame laboratorial no município. 

“Este apoio do Exército é muito importante no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foi uma ação efetiva, com trabalhos de orientação aos moradores, remoção de criadouros e vistorias técnicas. Além disso, é fundamental o envolvimento da população na eliminação dos focos,”, comentou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

“Além das ações de combate ao mosquito, nós temos feito uma investigação intensa de casos suspeitos da doença. Na última semana, encaminhamos 18 registros para a análise laboratorial e, felizmente, todos deram negativo.” finalizou Bigeschi

Nesta sexta-feira, a rede municipal de ensino entra na mobilização, promovida pelo Governo Federal desde sábado, com ações educativas, passeatas e cartinhas aos pais.