Marília

Algas retiradas de lago vão adubar jardins

Algas retiradas de lago vão adubar jardins

Algas retiradas do lago do Aquarius durante mutirão de limpeza vão ajudar a preservar a natureza fora da água. Grupo de jarineiros que atendem residências do bairro começou a recolher o material para usar como adubo e alimento para diferentes tipos de plantas.

“Esse mutirão surgiu de repente, com o engajamento das pessoas que acompanharam a limpeza do lago. Essas algas só nascem em águas poluídas e já estamos estudando como faremos a retirada dos peixes para uma limpeza mais profunda dessas águas”, explicou a psicóloga Lara Zimmer, que representa o grupo de pessoas envolvidas na ação.

Outra novidade foi a distribuição de lixeiras ao redor do lago. Tudo feito com material reciclado e já apresenta resultados. De acordo com Lara, quem passa pelo local, utiliza as lixeiras, que vem sendo recolhidas por outros voluntários, que dão o destino correto ao lixo.

“Assim queremos ressaltar o trabalho desses voluntários e anônimos que vêm de outros cantos da cidade ajudar a revitalizar o lago Aquarius. Estamos percebendo mudanças no local, com esse mutirão a favor da qualidade de vida”, disse Lara.

Um ponto negativo é uma mancha escura que surgiu no lago, o que gera suspeita de um possível vazamento de esgoto ou óleo. Uma nova reunião do grupo está prevista para esta sexta-feira, dia 24, quando serão definidas futuras ações.