Donos de lojas também fazem cartinhas de Natal, mas os pedidos não vão para Papai Noel: vão para a Prefeitura e a Polícia Militar. E neste ano a direção da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília espera que o prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, atenda três pedidos: controle de ambulantes, coleta de lixo regular, iluminação e sinalização de ruas.
Os pedidos estão em ofício enviado pela entidade que apontas a data especial e a movimentação de consumidores no centro comercial da cidade para as compras de final de ano.
A fiscalização contra a presença dos vendedores ambulantes é a principal reinvindicação da Acim. “Uma concorrência desleal, uma comparação injusta e um risco para o consumidor”,diz o presidente da entidade, Libânio Victor de Oliveira.
A coleta de lixo é a segunda preocupação. A Acim pede coleta em horários alternativos e com mais freqüência, a limpeza das ruas e calçadas também com mais intensidade.
O pedido é feito em meio a uma crise histórica do setor provocada pelo calote na empresa contratada para fazer o serviço. O volume de coleta despencou e o que é coletado é despejado de forma irregular em um novo lixão criado no distrito de Avencas.
A Acim pediu ainda atenção com a qualidade da iluminação pública “e a falta dela”, além de revitalização das placas de sinalização da cidade, e principalmente a pavimentação asfálticas em determinadas ruas e avenidas. “A maioria das cidades entorno de Marília conta com uma iluminação especial de Natal”, lamentou Libânio.
Outro ofício foi encaminhado ao Tenente Coronel, Marcelo Martins, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, solicitando um “plano de ação especial”, quanto ao policiamento ostensivo nos principais corredores comerciais da cidade.