Marília - A partir de 0h desta quarta-feira, dia 25, quando tradicionalmente se celebra o Natal, a alta nas tarifas de pedágios da BR-153 entra em vigor e encarece a viagem na volta do feriado.
Como o Giro Marília noticiou no dia 20, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a nova tarifa básica de pedágio, conforme previsto no contrato de concessão.
A tarifa básica passará de R$ 9,40 para R$ 9,60, válida para carros, ônibus e caminhões, e de R$ 4,70 para R$ 4,80 válida para motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas.
A tarifa passa a valer nas quatro praças de pedágio da Concessionária: Onda Verde (km 35+800), José Bonifácio (km 98+900), Lins (km 183+800) e Vera Cruz (km 268+100).
Os novos valores contemplam a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA e, também, o reequilíbrio econômico-financeiro referente a obras e serviços.
A alta integra análise da 16ª Revisão Ordinária, da 16ª Revisão Extraordinária (ano de 2023) e da 17ª Revisão Extraordinária da Transbrasiliana (ano de 2024). É decisão da Diretoria Colegiada da ANTT.
A Transbrasiliana Concessionária de Rodovia é responsável, desde fevereiro de 2008, pela administração de mais 321,6 km da BR-153, a quarta maior rodovia do Brasil.
Trecho paulista da BR-153
A Companhia gerencia o trecho que se inicia na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo no município de Icém (km 0). Termina na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná, no município de Ourinhos, (km 347,7).
No dia 5 de janeiro de 2015 a Triunfo Participações e Investimentos assumiu a operação da rodovia, passando a chamar Triunfo Transbrasiliana.
A rodovia, que há décadas aguarda duplicação e contorno no trecho de Marília, infla o tráfego e situações de risco em zona urbana da cidade. Todo o trânsito de carga e veículos da BR-153 atravessa 25,2 quilômetros no contorno de Marília.
Mas não é a Triunfo que cuida do trecho em manutenção e atendimento médico. O Contorno tem concessão para a Eixo-SP na rodovia SP-294 e para a Entrevias em pista da SP-333.