A acadêmica Ana Clara Ortega, graduanda do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Marília (Unimar) teve seu artigo científico publicado na Revista Jurídica Luso-Brasileira, com Qualis B1. O trabalho foi realizado em parceria com a coordenadora do curso, Ana Cláudia Rosseto e a docente, Marisa Rossignolli.
O trabalho de iniciação científica da acadêmica foi um estudo sobre a gestão empresarial relacionado a tragédia ambiental de Brumadinho, que ocorreu em janeiro de 2015 e é considerado um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil.
“O artigo retratou a influência que a lei americana Sarbanes Oxley teve sobre os princípios de governança corporativa e gestão de riscos nas empresas brasileiras. A partir dos resultados obtidos, foi possível analisar as falhas no gerenciamento de riscos por parte da Vale envolvendo o desastre ambiental de Brumadinho”, explica a acadêmica Ana Clara Ortega.
Segundo a acadêmica, este não é o primeiro trabalho publicado. “É uma enorme satisfação ter mais um trabalho publicado em uma grande revista. Fico muito feliz em ver que a pesquisa desenvolvida durante a minha graduação na Universidade, com o apoio da coordenação e dos professores, pode contribuir com o desenvolvimento da ciência”, comemora.
De acordo com a Coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Ana Cláudia Rosseto, que também participou do trabalho, a acadêmica é um dos destaques do curso. “O primeiro artigo foi na Revista dos Tribunais, no início do ano, e agora mais esta publicação. Porém, a Ana já publicou seus trabalhos em vários simpósios. Ela tem o perfil de pesquisadora e sempre surpreende com artigos muito bem elaborados e sempre com temáticas muito atuais”, conta.
No início do ano, a acadêmica foi a vencedora do Prêmio Cátedra Professor Ademir de Oliveira de monografias, realizado pela Universidade, com o trabalho sobre “A utilização da contabilidade forense como ferramenta de combates às fraudes corporativas no Brasil”, o qual originou o artigo publicado na Revista dos Tribunais.
A pesquisa publicada na Revista Jurídica Luso-Brasileira foi idealizada para ser o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e pela qualidade, participou do XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica, realizado pelo Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) da Universidade de Marília. Trabalho que proporcionou a Ana Clara o prêmio de primeiro lugar.
Ainda segundo a Coordenadora Ana Cláudia, a aluna pretende seguir na área acadêmica. “O grande objetivo da nossa aluna é terminar a graduação e começar a prestar processos seletivos para o mestrado. Ela é um dos nossos talentos dentro do curso de Ciências Contábeis e sempre procura trabalhar com temas de grande abrangência, já que hoje temos que nos inteirar de tudo o que vem acontecendo no mundo, pois todos os fatos impactam e unem todas as profissões, exigindo que caminhemos unidos e compassados como uma grande engrenagem”, ressalta.
Ana Clara conta que a área acadêmica sempre chamou sua atenção. “Sempre tive muito interesse pela Pesquisa Científica, é um campo que traz infinitas possibilidades de aprendizado, crescimento pessoal e profissional. Pretendo seguir por este caminho, ingressando em um programa de mestrado e assim continuar na investigação científica”, conta.
Para a docente Marisa Rossignolli, as conquistas da Ana Clara demonstram que a qualidade de ensino da Universidade de Marília possibilita a atuação profissional em diversos setores. “A graduação em Ciências Contábeis permite vários caminhos como o empresarial, empreendedorismo e o da docência. Oferecendo ao acadêmico oportunidades que o fazem crescer profissionalmente, porque a pesquisa e a investigação vai ajudar também no mercado de trabalho, não apenas na área acadêmica, auxiliando com as inovações para as empresas e indústrias”, ressalta.
O curso possui alta taxa de empregabilidade, com mais de 75% dos acadêmicos realizando estágios na área, sendo o único de Marília e região que presta serviços à comunidade em conjunto com a Receita Federal, através do Núcleo de Apoio Fiscal, o NAF. Fatores que contribuem para a formação de profissionais éticos, com visão global do meio social, político, econômico e cultural, com domínio nas habilidades técnicas e cientes da responsabilidade que detém.
Este conjunto de ações resulta na qualidade profissional, que é comprovada pelo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, com aprovação de 69% dos acadêmicos que participaram da última edição da prova, percentual é maior que as médias nacional e estadual que são, respectivamente, 34,93% e 36,25%. Para mais informações sobre o curso acesse www.unimar.br ou entre em contato pelo fone 14 2105-4089.