Lorran, 10, um menino portador de necessidades especiais e morador da zona rural de Marília ganhou no final de semana sua primeira festa de aniversário, organizada a partir de ação na escola onde estuda na zona norte.
Nascido com problemas de formação que limitam sua capacidade intelectual, Lorran é aluno da chamada Sala de Recursos na Escola Estadual Alcir Raineri, no bairro Figueirinha.
É uma sala destinada a alunos em condições especiais de aprendizado, mobilidade e envolvimento com o trabalho pedagógico. A tradicional falta de recursos da rede pública é superada com esforço e trabalho de profissionais.
Como são salas com menos alunos, o trabalho acaba sendo mais próximo das crianças e direcionado a cada tipo de necessidade ou dificuldade.
Assim, a aula envolve jogos pedagógicos e outros processos que permitem buscar desenvolvimento e integração social dos alunos.
Foi esse contexto que provocou ação de educadores, como as professora Taíse Marine Ferreira – que trabalha com Lorran na escola – e Célia Ferraz, professora eventual na unidade e que participou da organização e montagem da festa.
Com a doação de amigos e o trabalho pessoal das professoras na montagem de decoração e organização, Lorran comemorou seus dez anos no domingo no sítio em que mora com os pais, com direito a bolo, salgados, refrigerante, doces e amigos.
Além da comida, bebida e material de decoração, as doações permitiram levar alguns brinquedos e tornar a festa ainda mais especial para Lorran, que acompanhou tudo com disposição e muito bom humor.