Marília

Alunos da Famema levam saúde e lazer a assentamento do MST

Alunos da Famema levam saúde e lazer a assentamento do MST

Estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) promoveram mais uma etapa do projeto Severinos, que leva atendimento em saúde e lazer ao assentamento Luiz Beltrame, em Gália.

Criado em 2016 como um programa de extensão universitária, o projeto teta superar visão de saúde pública apenas como assistencialismo.

“No Severinos, busca-se superar o caráter assistencialista da saúde, conhecendo e absorvendo uma realidade muito diferente e ao mesmo tempo similar à nossa. O objetivo é, conhecendo as necessidades da população, criar um plano de ação colaborativa com estudantes e população”, comentou o acadêmico da 3ª série de Medicina da Famema, Henrique Bassin.

Os estudantes de Medicina e Enfermagem da Famema integram um projeto ancorado na troca de experiências e vivências, com a proposta de promover o acesso à saúde e lazer no assentamento do MST Luiz Beltrame.

O projeto é a possibilidade dos estudantes da Famema contribuírem com o debate de acesso à saúde no campo, bem como fomentá-lo nas fileiras do MST.

“Com o tempo, espera-se que a contribuição dos acadêmicos constitua uma das bandeiras do movimento em conjunto com os médicos, estudantes de medicina e enfermagem e outros profissionais por uma saúde integral, pública e de qualidade para os trabalhadores rurais.”

Para conhecer mais acesse a página do Facebook e Instagram: “Projeto Severinos”.