Marília

Ambientalistas organizam manifestação contra concessão do Daem e queimadas

Ambientalistas organizam manifestação contra concessão do Daem e queimadas

Uma reunião online nesta segunda-feira começa a discutir a organização de um ato público contra a concessão dos serviços de água e esgoto em Marília e as queimadas, que atingem toda a região e o Estado.

A organização do protesto atrai ambientalistas ligado a coletivos ou ativistas do tema na cidade e será feito por plataforma virtual – acesse aqui –. Ainda não há indicação de datas ou detalhes sobre a mecânica da manifestação.

“De um lado, a Prefeitura sucateou o Departamento de Água e Esgoto de Marília (DAEM), para entregar esse serviço público para iniciativa privada. De outro, o Agro paulista está ateando fogo nas terras da nossa região”, diz a convocação do encontro.

A mensagem acusa ainda o uso de queimadas como forma de “grilar terras, aumentar propriedade e sabotar o enfrentamento das mudanças climáticas”.

Diz também que tanto a concessão dos serviços quanto a destruição ambiental têm o mesmo motivo: “Ganância pelo lucro. É preciso RESISTIR a este cenário que se impõe sobre nossa cidade.”

O encontro de organização foi convocado em postagens de redes sociais e replicado por coletivos socioambientais e ambientalistas em diferentes páginas da cidade.