Marília

Amor de Criança entrega cadeiras e celebra ano com planos para crescer

Amor de Criança entrega cadeiras e celebra ano com planos para crescer

O projeto Amor de Criança, uma iniciativa pioneira desenvolvida na Unimar para atendimento a crianças com paralisa cerebral, dobrou de tamanho em um ano e quer muito mais, tem planos para crescer e ampliar cobertura aos pacientes.

Os planos foram apresentados em momento de festa. O projeto entregou na manhã desta terça-feira cadeiras de rodas personalizadas a 11 crianças e promoveu uma grande festa de encerramento de ano para todas as famílias atendidas.

O projeto quer ampliar a cobertura hospitalar pelo SUS, criar novas estruturas de suporte para as famílias e manter perspectiva de crescimento para atender demanda de pacientes, que não para de crescer. A perspectiva é que, com falta de programas públicos semelhantes, o projeto fique cada vez maior.

“O que pretendemos é a manutenção do que vem sendo feito, a manutenção das vidas pessoais e o objetivo maior é a interação com o Sistema Único de Saúde para que a gente consiga apoio de hospital para estas crianças. A universidade já dispõe de um complexo hospitalar e que isso possa ser incorporado, para que a gente possa dar um atendimento hospitalar, um acréscimo a tudo aquilo que já oferece.”

Segundo o sceretário municipal de Saúde, Danilo Bigeschi, para oferecer este atendimento é preciso ampliar os recursos do SUS repassados pelos governos do Estado e da União.

A pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, lembrou o crescimento do programa, a união em torno do atendimento e o trabalho dos voluntários. Agradeceu o apoio de todos os envolvidos no atendimento, especialmente às mães das crianlas. Representante do Ciesp e dos voluntários, Mara Peres dedicou a celerbração às famílias.

O procurador da República Jefferson Aparecido Dias destacou trabalho para que o projeto seja todo documentado, transformado em material de consultas para implantação de projetos semelhantes em outros municípios e lembrou a tendência de crescimento da demanda e da necessidade de atendimento especiais. “Temos novos casos, novas situações como as infecções por zika, o crescimento dos casos de microcefalia que provocam necessidades de atendimento especial.”

Atualmente são quase 80 crianças em atendimento. Há dois anos eram 12. Em 2014 eram 40. Atendimento médico, fisioterápico, psicológico para famílias, além de suporte social com medidas como doação de equipamentos, material de uso diário, alimentos e roupas são algumas das muitas faces do projeto.

A entrega das novas cadeiras atende uma necessidade essencial de conforto e acesso para higiene, alimentação e locomoção das crianças e adolescentes. As cadeiras são personalizadas por tamanho e necessidades de cada paciente. Por isso mesmo têm um custo muito alto.

Os novos equipamentos só puderam ser comprados após lançamento de uma campanha de arrecadação no site Kickante. Empresários descobriram a campanha e doaram todas as cadeiras. Uma empresa especializada entregou e fez a montagem individual das peças com os pacientes.

PROJETO

Fruto de uma iniciativa do pediatra Francisco Agostinho, o Amor de Criança envolve a Unimar, o Ministério Público Federal, a Unesp, o Ciesp e a Secretaria Municipal de Saúde.

A Unimar cede toda a estrutura ambulatorial e de suporte em atendimento como fisioterapia. A estrutura foi base para desenvolver a proposta, atrair os outros parceiros e uma legião de voluntários. Nesta terça, todos estiveram juntos para celebrar, doar roupas, presentes, servir bolo, refrigerante, salgados e, ao final, entregar uma cesta básica a cada família.

A paralisia cerebral é um problema de má formação que provoca efeitos em série, que vão da perda de mobilidade à dificuldades para deglutir alimentos. O atendimento envolve procedimentos cirurgicos, implantação de sondas para alimentação, fisioterapia para melhorar mobilidade e reduzir desocnforto, auxilio para desenvolvimento da dicção e acompanhamento das famílias,