O médico pediatra Francisco de Agostinho Júnior, idealizador do projeto Amor de Criança, vai receber na próxima semana em São Paulo o Colar de Honra ao Mérito, a maior homenagem oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado.
O colar é uma honraria instituída em 2015 para reconhecimento a pessoas que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso Estado. A entrega será feita no dia 9, às 19h, na sede da Assembleia, junto com outros homenageados, como o diretor do grupo Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho.
Formado pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília) em 1975, Francisco Agostinho Junior se especializou em pediatria, na área de Gastroenterologia Pediátrica.
Em 2005 foi convidado pela direção da Famema para assumir o cargo de Chefe de Disciplina de Pediatria. No ano seguinte coordenou a criação do projeto IUPE (iniciativa Unificada em Pediatria) para aperfeiçoar e humanizar o atendimento no Hospital Materno Infantil.
Em agosto de 2013 iniciou o atendimento no Amor de Criança, em convênio com a participação da Unimar e da Unesp, com atendimento multidisciplinar a crianças com paralisia cerebral. O projeto integrou ainda o Ministério Público Federal e a Prefeitura.
O projeto Amor de Criança, premiado em nível nacional pelo Ministério Público Federal e referência nacional em atendimento a pacientes de paralisia cerebral, dá suporte a dezenas de crianças e familiares.
Conta com um ambulatório específico de atendimento na Unimar (Universidade de Marília), com suporte da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário)
Oferece consultas médicas permanentes, suporte de fonoaudiologia, nutrição, procedimentos cirúrgicos, implantação de sondas alimentares, programas de acolhimento às famílias, odontologia e outras especialidades passaram a garantir qualidade de vida, higiene, e maior longevidade a dezenas de crianças,
Casado com Marcela Beneditti de Agostinho, Dr Francisco tem três filhos – Francine, Raquel e Renato – e os enteados Luíza e Gabriel. A homenagem em S]ao Paulo é uma iniciativa da deputada Letícia Aguiar, de São José dos Campos.