Marília

AMTU anuncia novas linhas de ônibus entre zonas sul e oeste da cidade

AMTU anuncia novas linhas de ônibus entre zonas sul e oeste da cidade

A partir da próxima terça-feira, dia 12 de setembro, começa a operar na cidade, através da Sorriso de Marília, as duas primeiras linhas diametrais (de bairro a bairro) criadas no município. Para isso, a linha Nova Marília 2º Grupo se fundiu à linha Campus e a linha Jardim Califórnia com a Teotônio Vilela, gerando dois linhões diretos entre as duas regiões.

Quem pegar o linhão Nova Marília 2º Grupo – Campus (60) não precisará sair do ônibus ao passar pelo terminal para ir de um ponto extremo da Zona Sul, como a Rua Mário Bataiola, no CDHU, até o outro extremo da Zona Oeste, como a Rua Professor Antônio Alba, em frente ao Paschoaloto, ao lado da Unimar, no Jardim São Gabriel.

Da mesma forma no linhão Jardim Califórnia – Teotônio Vilela (61), o itinerário começa na Rua Miguel Pastori, no Jardim Teruel, passa pelo terminal e prossegue pela Via Expressa até o Jardim Verona, na Rua Francisco da Costa Pimentel.

Em toda a história do transporte público de Marília, todas as linhas foram criadas de forma radial, gerando itinerários de circulação centro-bairro ou bairro-centro. Com a simples fusão destas linhas foi possível criar as primeiras linhas diametrais, de bairro a bairro, nos sentidos Oeste-Sul e Sul-Oeste, e sem precisar criar novas rotas ou itinerários. Os itinerários das linhas originais foram mantidos. Apenas o ônibus é que irá percorrer as duas rotas de uma só vez.

“Esta inovação foi possível após as primeiras análises do fluxo de clientes com o terminal aberto. Detectamos grande procura por estas duas grandes rotas de interesse e estamos implantando estas fusões em caráter experimental pelos próximos meses”, declarou o gerente operacional da Sorriso de Marília, Alexandre Costa Santiago.

ABERTURA DO TERMINAL

Com a fusão das linhas o cliente ganha a opção de não precisar fazer a integração entre o 2º Grupo com a Campus no terminal e nem entre o Jardim Califórnia e o Teotônio. Com o tempo, irá perceber também que não precisará mais ir até o terminal para fazer integração com diversas outras linhas que também circulam pelos corredores destes dois linhões.

Os corredores de acesso da linha 60 (2º G – Campus) são as avenidas Rio Branco, Tiradentes e João Ramalho e os da linha 61 (Jd Calif. – T. Vilela) são as avenidas Rio Branco e Via Expressa. Nestas avenidas existem pontos de parada que se encontram com as seguintes linhas: Flamingo, Cavalari, Argolo Ferrão, Jardim Veneza, Lácio, Marajó, Jóquei Clube, Nacional, Santa Clara, 1º Grupo, 3º Grupo, Vila Real e Guarujá.

Importante lembrar que a integração entre duas linhas diferentes com apenas uma tarifa é válida apenas para trajetos contínuos de um ponto a outro da cidade, dentro de um prazo de 1h40. Não é válido para promover o retorno ao ponto de origem (neste caso seriam dois percursos, de ida e de volta, com duas tarifações). Não é válido também para interrupções no percurso, como pegar a mesma linha mesmo que no sentido contínuo do itinerário (também é considerado dois percursos).

Os dois linhões entram em operação apenas nos dias úteis da semana, voltando a serem as linhas originais (3, 10, 15 19) aos sábados e domingos, até que todos os ajustes e testes forem encerrados.

CORREDORES DE ACESSO

Para a Emdurb, autarquia municipal responsável pelo gerenciamento e fiscalização do transporte coletivo, as duas novas linhas foram autorizadas e atendem uma exigência da atual gestão municipal que busca modernizar o transporte da cidade através de medidas inteligentes que facilitem e melhorem a qualidade do atendimento ao cliente.

Para ao engenheiro de trânsito da Emdurb, Rogério Alves, estas duas linhas vão facilitar a vida de muitos passageiros que utilizavam diariamente estas duas conexões. “Como havíamos nos comprometido, estamos modernizando o sistema com iniciativas inteligentes, que irão melhorar a qualidade do atendimento ao se oferecer maior comodidade de escolha para estes clientes que precisam fazer essa conexão entre linhas de diferentes regiões, por precisar se deslocar de um extremo a outro da cidade todos os dias.”

O site da AMTU (amtumarilia.com.br) já cadastrou as linhas 60 e 61 no sistema de busca, com informações e mapa sobre o trajeto, nome de todas as ruas do itinerário e horários.