Os motoristas das empresas concessionárias do transporte coletivo de Marília contam desde o início das operações na cidade com uma área de convivência modelo, que lhes permite descansar, cuidados com higiene e alimentação com opções de recreação com televisão ou Internet grátis.
O transporte coletivo delegado às concessionárias por licitação e contrato desde 2011 pela Prefeitura Municipal, teve início das operações pelas empresas Grande Marília e Sorriso de Marília em maio de 2013, e desde então emprega através do regime CLT diversos profissionais, entre motoristas e empregados de outros setores.
Além de cumprir e renovar anualmente os acordos salariais e direitos trabalhistas da convenção coletiva do setor com o Sindicato dos Motoristas, as concessionárias oferecem também aos funcionários, através da AMTU, o (CCO) Centro de Convivência dos Operadores “Grande Sorriso”, na Avenida Brasil, ao lado do Terminal Urbano.
O CCO foi criado para dar suporte opcional aos empregados, como modelo referencial no setor de política de responsabilidade social e investimentos para a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA
Desde que inaugurado, é utilizado pela maioria dos empregados, como um local exclusivo, seguro e bem conservado, com refeitório, vestiário, sanitários, salas de descanso separadas por sexo, uma sala de TV, cozinha com micro-ondas e marmiteiro, varanda, água refrigerada e café. O local ainda conta com Internet grátis, por wi-fi, com uso livre dos funcionários.
O local serve de ambiente de espera para plantonistas, de refeitório para quem quer almoçar ou jantar a comida de casa, local para higienização e vestuário, bem como abrigo durante os intervalos de turnos e paradas de descanso.
O centro de convivência conta com zeladoria própria, administrado por duas zeladoras contratadas só para atender o local, Isabel Moro e Nilde Bezerra. A gerente da AMTU, Elen Andreotti, explica que o centro vem atendendo as necessidades básicas de todos e é muito bem frequentado, principalmente nos horários de refeições e para o uso da Internet.
As zeladoras destacam o bom comportamento de todos. “Os funcionários cuidam bem do espaço deles. Deixam sempre tudo limpinho, fácil para a gente manter e cuidar”, contam.
OPINIÃO
Para o motorista da Grande Marília, Dirceu Donizete Alicate, há seis anos conduzindo passageiros no transporte público, contar com um espaço exclusivo para descanso e refeições é muito bom. “No passado, eu comia na linha do trem, debaixo da árvore, agora tenho um local próprio e muito bem cuidado. Claro que o sinal do wi-fi podia ser mais forte, ter ar condicionado, mas não temos o que reclamar.”, brinca Alicate.
Já a motorista da Sorriso, Karina Okasaki, diz que o local contribui também para se encontrar com os colegas, garantindo um espaço diferenciado e protegido para se poder trabalhar melhor. “Realizamos um trabalho estressante e muito importante, lidando com centenas de pessoas diariamente, e possuir uma área só nossa para convivermos, é muito importante para a qualidade do trabalho.”