Marília

AMTU garante centro de convivência modelo para operadores do transporte

AMTU garante centro de convivência modelo para operadores do transporte

Os motoristas das empresas concessionárias do transporte coletivo de Marília contam desde o início das operações na cidade com uma área de convivência modelo, que lhes permite descansar, cuidados com higiene e alimentação com opções de recreação com televisão ou Internet grátis.

O transporte coletivo delegado às concessionárias por licitação e contrato desde 2011 pela Prefeitura Municipal, teve início das operações pelas empresas Grande Marília e Sorriso de Marília em maio de 2013, e desde então emprega através do regime CLT diversos profissionais, entre motoristas e empregados de outros setores.

Além de cumprir e renovar anualmente os acordos salariais e direitos trabalhistas da convenção coletiva do setor com o Sindicato dos Motoristas, as concessionárias oferecem também aos funcionários, através da AMTU, o (CCO) Centro de Convivência dos Operadores “Grande Sorriso”, na Avenida Brasil, ao lado do Terminal Urbano.

O CCO foi criado para dar suporte opcional aos empregados, como modelo referencial no setor de política de responsabilidade social e investimentos para a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.


CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Desde que inaugurado, é utilizado pela maioria dos empregados, como um local exclusivo, seguro e bem conservado, com refeitório, vestiário, sanitários, salas de descanso separadas por sexo, uma sala de TV, cozinha com micro-ondas e marmiteiro, varanda, água refrigerada e café. O local ainda conta com Internet grátis, por wi-fi, com uso livre dos funcionários.

O local serve de ambiente de espera para plantonistas, de refeitório para quem quer almoçar ou jantar a comida de casa, local para higienização e vestuário, bem como abrigo durante os intervalos de turnos e paradas de descanso.

O centro de convivência conta com zeladoria própria, administrado por duas zeladoras contratadas só para atender o local, Isabel Moro e Nilde Bezerra. A gerente da AMTU, Elen Andreotti, explica que o centro vem atendendo as necessidades básicas de todos e é muito bem frequentado, principalmente nos horários de refeições e para o uso da Internet.

As zeladoras destacam o bom comportamento de todos. “Os funcionários cuidam bem do espaço deles. Deixam sempre tudo limpinho, fácil para a gente manter e cuidar”, contam.

OPINIÃO

Para o motorista da Grande Marília, Dirceu Donizete Alicate, há seis anos conduzindo passageiros no transporte público, contar com um espaço exclusivo para descanso e refeições é muito bom. “No passado, eu comia na linha do trem, debaixo da árvore, agora tenho um local próprio e muito bem cuidado. Claro que o sinal do wi-fi podia ser mais forte, ter ar condicionado, mas não temos o que reclamar.”, brinca Alicate.

Já a motorista da Sorriso, Karina Okasaki, diz que o local contribui também para se encontrar com os colegas, garantindo um espaço diferenciado e protegido para se poder trabalhar melhor. “Realizamos um trabalho estressante e muito importante, lidando com centenas de pessoas diariamente, e possuir uma área só nossa para convivermos, é muito importante para a qualidade do trabalho.”