Minnei, sete meses, é a nova responsável por incentivar pacientes em atendimento na Apae (Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais) de Marília nos diferentes processos de tratamento.
A cadela da raça Golden Retrivier chegou à entidade há um mês em uma iniciativa da fonoaudióloga Milena Diniz de Freitas Bianco, e já se tornou um importante suporte no relacionamento com os pacientes.
Resgate de autoestima, disposição para ir aos procedimentos e consultas, estreitamento de contatos com os profissionais são alguns benefícios pela terapia alternativa com a participação de Minnei.
Milena explica que pensou na terapia como forma de superar a dificuldade de contato com alguns dos jovens em atendimento. Mas outras áreas do serviço, como psicologia e mesmo fisioterapia e motricidade, são beneficiadas pela medida.
“As crianças ganham autoconfiança, autoestima. Uma mãe chegou emocionada porque o filho nem queria ir mais, agora quer tomar banho, chegar cheiroso, ganhou incentivo para ir”, disse Milena.
Nos casos em que não há aproximação, a cachorra atua como uma ponte. Quebra barreiras de timidez pela simples presença do animal, toque e brincadeiras.
As ‘consultas’ com Minnei acontecem às quartas-feiras ou em edições especiais como de comemorações.
Milena conta que a preocupação vai desde a aquisição da cachorra, com investigação de comportamento do animal e seus pais, avaliações médicas permanentes, vacinas e acompanhamento de um adestrador.
A fonoaudióloga disse que a aquisição do animal foi pensada para este tipo de terapia, que ela conheceu e acompanha há muito tempo em grandes centros médicos, como os hospitais Einstein e Dante, em São Paulo.
“Eu falo que a minha maior adestradora é minha filha, de um ano e meio”, diz a fonoaudióloga. E a cachorra não decepciona. Esbanja atenção, carinho, leveza e tranquilidade em todos os contatos.
O sucesso é tão grande que Minnei já tem contas no Facebook e instagram para que o público possa acompanhar seu dia-a-dia. Confira mais imagens de Minnei em ‘atendimento’ na Apae.