Marília

Apae vai para as ruas defender direitos e respeito a diferenças

Apae vai para as ruas defender direitos e respeito a diferenças

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marília promove entre os dias 22 e 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e além de atividades internas leva para as ruas campanha de conscientização sobre as diferenças. 

A semana é um momento em que as APAEs realizam ações voltadas para a defesa dos direitos da pessoa com a deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão. Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente neste período e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência.

“O evento permite maior sensibilização e conscientização da população e governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional”, diz nota da Apae.

Na segunda-feira, dia 22, haverá a abertura oficial na sede da APAE com a palestra “O Compromisso de todos para uma Sociedade Inclusiva”, ministrada pela psicóloga Camila Mugnai Vieira.

Graduada pela Universidade Estadual de Londrina, Camila Mugnai Vieira tem mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação pela Unesp/Marília na linha Educação Especial no Brasil.

No dia 23, terça-feira, será realizada a 3ª Caminhada da APAE, com a participação dos alunos e atendidos, pais equipe de profissionais. A caminhada também estará aberta para a comunidade em geral e contará mais uma vez com a participação dos alunos e funcionários da Apae de Júlio Mesquita.

Quarta-feira, 24, haverá palestra para as famílias, com o conferencista Francisco de Agostinho Júnior, a partir das 8h30 na própria APAE. Ainda na quarta-feira, a APAE divulga seu trabalho no Marília Shopping, sendo que a partir das 19h30, haverá apresentações do Grupo de Dança

Formado por  alunos do Centro Sócio Educacional – Educação Especial para o Trabalho e também do Grupo de Capoeira formado por atendidos do CSO – Centro Sócio Ocupacional.  Mais informações sobre a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, pelo telefone (14) 3402-1400.

APAE DE MARÍLIA

Com uma estrutura de 18.000 m², 9.000 m² de área construída, a Apae de Marília atende diariamente 390 pessoas, entre alunos e usuários com DI – Deficiência Intelectual, MD – Múltiplas Deficiências  e TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento que necessitam de apoio multidisciplinar.

Oferece serviços em neurologia, psiquiatria,  enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, assistentes sociais, monitores sociais, cuidadores,  professores especializados em educação especial, professores de educação física, professores de música, artes, dança e capoeira.