A Prefeitura de Marília anunciou nesta terça-feira o início de um programa de reformas para modernizar e melhorar a estrutura do Terminal rodoviário Urbano de Marília, no centro da cidade.
O espaço, que é público, foi durante meses centro de uma polêmica com as empresas de transporte urbano, que usam o terminal como parada no centro da cidade e distribuição de linhas.
Até o ano passado era também ponto obrigatório para uso do vale integração, que permite fazer duas viagens com uma passagem. Isso mudou com a informatização e retirada de catracas no local.
O vale integração pode ser usado em toda a cidade, com limite de tempo e restrição a quem tem cartão magnético das empresas, com créditos pagos de passagens.
A reforma inclui recuperação dos banheiros, que receberam novos lavatórios e vasos sanitários, troca de todo o piso e pintura geral. Mas não foram reinstaladas as catracas de cobrança.
Foram construídas 12 rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência, garantindo acessibilidade aos usuários do terminal. Também foi instalado o Sistema de Monitoramento Central, com a implantação de 12 câmeras, possibilitando assim que toda a movimentação do local seja registrada. Outras melhorias, como a pintura dos corrimãos, das escadas e de toda parte interna, também foram realizadas.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, disse que a reforma do Terminal Rodoviário Urbano está na fase final. “Faltam pequenas melhorias nos banheiros que serão realizadas nos próximos dias. O objetivo da atual administração é deixar o terminal em perfeitas condições para os usuários.”
Segundo a nota oficial, a Prefeitura mantém no local uma equipe com seis servidores, que promovem diariamente a limpeza daquele espaço, como explica o gerente do Terminal, Ademir de Souza. “Existe também esta atenção com o local. A manutenção é feita periodicamente, de segunda a sexta-feira. A intenção é que o terminal sempre esteja em boas condições para os usuários.”